Publicado em 20/12/2017 15h31

Governo do Estado de São Paulo recupera 127,8 quilômetros de estradas rurais em 2017

A ação faz parte do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, executado pela Codasp
Por: Governo do Estado de SP

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recuperou 127,8 quilômetros de estradas rurais em 2017, por meio do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, executado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).

Em 2017 foram conveniados 180,74 km distribuídos em 29 convênios: Adolfo, Altinópolis, Araçatuba, Avanhandava, Bilac, Floreal, Guaíra, Indiana, Mendonça, Morro Agudo, Nova Granada, Pedranópolis, Pitangueiras, Poloni, Quatá, Santo Antônio do Aracanguá, Viradouro, Boraceia, Cândido Mota, Capão Bonito, Embu-Guaçu, Fernão, Paraguaçu Paulista, Paraibuna, Piquete, Salesópolis, São José do Rio Pardo, Tatuí e Vargem Grande do Sul. O valor das obras foi de R$ 23.388.879,08.

Para o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, o trabalho de recuperação das estradas mostra a disposição do governador Geraldo Alckmin em continuar investindo na melhoria do setor agropecuário. “Numa clara demonstração de prioridade às parcerias com os municípios, o Governo paulista não deixou de investir na infraestrutura do Estado, como o trabalho executado pelo programa da Codasp, para que, mesmo em momento de escassez, as estradas rurais possam ser recuperadas, beneficiando a sociedade”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Codasp, Alexandre Penteado Pires, a distribuição geográfica dos municípios que tiveram as obras autorizadas permitirá atender a um grande número de cadeias produtivas. “Temos a tecnologia necessária para cuidar das estradas rurais, construir as bacias de retenção para o adequado escoamento das águas, que é a grande amiga da agricultura, pois fertiliza e traz vida. Contato, se não for bem cuidada ela é a grande vilã, porque destrói e causa erosão no solo”, explicou.

O Programa “Melhor Caminho” realiza obras de recuperação em estradas rurais de terra, objetivando não só regularizar o seu leito, mas também conservar o solo e favorecer a infiltração das águas das chuvas para a recarga do lençol freático e ainda impedir que grandes quantidades de terras férteis possam, através das enxurradas, assorear e poluir os rios, córregos e nascentes. “Assim, além de melhorar as condições de tráfego nestas estradas, possibilitará o escoamento da produção agrícola e assim o desenvolvimento socioeconômico baseado no agronegócio”, destacou Arnaldo Jardim.

O projeto traz grandes benefícios ambientais, impedindo a formação de erosões e voçorocas e o assoreamento dos rios e córregos, além de ganhos econômicos e sociais como os trazidos pela conservação do solo e pela possibilidade de acesso das comunidades rurais à educação e à saúde. “Essa é uma das ações governamentais mais solicitadas pelas prefeituras e pela população que mora e trabalha no campo e pelos produtores e proprietários de áreas agrícolas, pois permite a perfeita trafegabilidade das estradas rurais durante todo o ano, inclusive no período de chuvas”, comentou o diretor-presidente da Companhia. 

Entre 2011-2016, foram contratadas 369 obras para recuperação de 2.737,74 km. Valor: R$ 314.025.959,65.