Publicado em 22/12/2017 18h03

Produção de cítricos deve crescer na China

Demanda também deverá crescer
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Uma nova previsão emitida pelo adido agrícola do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos em Ghanzou, na China, indica que o país asiático terá uma produção de 7,3 milhões de toneladas na temporada 2017/2018. O volume é 4% maior que a safra anterior é resultado de um clima mais favorável e impacto reduzido do greening. A produtividade mais alta em orquídeas precoces no Oeste da China também justificam o aumento na produção.

Os produtores chineses de tangerina também foram beneficiados pelas mesmas circunstâncias neste ano e devem ter uma produção de 21,2 milhões de toneladas – 3% a mais que a safra anterior. Apesar do aumento do volume de produção, as importações chinesas de laranjas devem crescer devido a uma demanda robusta do consumidor pela fruta de alta qualidade e de entressafra, principalmente oriundas do Hemisfério Sul.

Além disso, a melhor logística, armazenamento e infraestrutura de distribuição em todo o país ajudaram os distribuidores a conectar-se com um percentual maior da vasta população da China. O adido agrícola do USDA em Ghanzhou prevê também que a demanda do consumidor seguirá crescendo nos próximos anos. A previsão para 2018 é de 400 mil toneladas, o que é 12% maior com parado com as estimativas do ano anterior. Os principais fornecedores de laranjas da China são a África do Sul (32% do mercado), Egito (28% do mercado) e Estados Unidos (20% do mercado ou 71 mil toneladas), segundo o adido agrícola do Departamento da Agricultura americano em Ghanzou.