Publicado em 19/07/2018 17h28

Agroicone lança Guia de Leis e Normas para a Pecuária

Publicação tem como objetivo auxiliar os produtores rurais brasileiros no cumprimento das exigências legais da prática
Por: Juliane Pereira | Agroicone

Para a realização de qualquer atividade agropecuária, tendo em vista a sua perenidade e sucesso, faz-se necessário haver um planejamento de negócios, que englobe não apenas as metas de produtividade e lucro, mas, principalmente, a regularidade da atividade no que tange as determinações de órgãos e de entidades responsáveis por sua fiscalização.

Neste sentido, a fim de incentivar o desenvolvimento no campo, que passa prioritariamente pelo entendimento e tomada de decisão dos produtores rurais, a Agroicone estruturou um guia que apresenta, de forma didática, por meio de perguntas e respostas, diretrizes a seguir quando os assuntos são normas Trabalhistas e de Segurança do Trabalho, Tributárias, Imobiliárias/ Fundiárias, Ambientais e Sanitárias.

“Este trabalho foi constituído em três etapas: a primeira foi identificar com parceiros quais eram as principais questões jurídicas existentes e que poderiam ser melhor compreendidas; a segunda foi realizar o levantamento de textos oficiais de Decretos, Leis, Normas e materiais de apoio que pudessem respaldá-las; e a terceira foi trabalhar uma linguagem simples e assertiva, capaz de tornar a publicação um livreto de consulta”, explica Leila Harfuch, sócia da Agroicone.

Ainda, de acordo com Leila, o conhecimento gerado com a publicação excede os limites regulatórios. “Uma vez em linha com todas as regras que regem o trabalho, o produtor passa a agregar à sua produção valores intangíveis, como idoneidade e confiança, fortalecendo a sua imagem frente aos seus públicos de interesse e os seus negócios”, destaca.

Vale ressaltar que a publicação, na parte ambiental, conta com um direcionamento específico para o estado de Mato Grosso (MT), região que representa amplamente esta atividade.

O download pode ser realizado gratuitamente no site: https://bit.ly/2z7lkyx

Sobre a Agroicone

Fundada em 2013, pela união de um grupo de especialistas do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) que, desde 2003, produz estudos e pesquisas aplicadas e promove debates qualificados em temas do agronegócio brasileiro e mundial. A Agroicone atua nas áreas de economia agrícola, bioenergia, conservação ambiental, comércio e negociações internacionais, trabalhando junto ao setor privado brasileiro e com diversas organizações internacionais de pesquisa e de políticas públicas. Mais informações: www.agroicone.com.br

Guia Pratico 600