Publicado em 13/08/2018 17h53

Formada comissão para estudo técnico sobre o queijo artesanal de Mato Grosso do Sul

A ideia é construir um padrão que irá nortear os produtores rurais do Estado
Por: Semagro-MS | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar

Para promover um completo estudo técnico de incremento da produção e da qualidade do queijo artesanal de Mato Grosso do Sul, a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) instituiu uma comissão técnica de Trabalho composta por representantes do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da própria secretaria.

A ideia é construir um padrão que irá nortear os produtores rurais do Estado. Com este trabalho a sociedade passará a consumir um produto com maior qualidade, enquanto os produtores terão a oportunidade de sair da ilegalidade e comercializar seus itens tranquilamente.

A estimativa da Semagro é de que Mato Grosso do Sul tenha mais de 30 mil produtores de leite e 20% destes produzam queijo caipira como forma de agregar valor aos seus produtos. O grande entrave é que ainda não há legislação para a produção de queijo com leite não pasteurizado no Estado.

A coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, Ariani Monaly Monteiro, explica que os técnicos estão montando um fluxograma que vai padronizar o queijo artesanal. Depois de pronto ele será regulamentado para que os produtores rurais possam se adequar as novas regras.

O estudo terá duração de dez meses, prazo para que os técnicos façam os levantamentos necessários, desenvolvam o padrão, regulamentem e iniciem a sensibilização dos produtores para que o queijo artesanal passe a ser formalizado no Estado e será coordenado pelo representante da Semagro, tendo prazo de 16 meses para finalizar e apresentar os respectivos estudos, podendo prorrogar esse prazo pelo mesmo período.