Publicidade
Publicado em 20/08/2018 19h09

Feira Mercoagro apresenta tecnologia inglesa para detecção de metais em carnes

Grupo Madero é uma das empresas que utiliza o equipamento de inspeção em sua Cozinha Central
Por: Agrolink

Mais de 15 mil profissionais ligados à Indústria da Carne de todo o mundo deverão acompanhar a 12º Mercoagro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).

A Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne reúne visitantes de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Chile e Estados Unidos.

Serão 190 expositoras que apresentarão soluções voltadas à produção, entre elas as que garantem a qualidade sanitária dos alimentos em seu processo de fabricação.

“Demonstraremos na feira equipamentos com tecnologia inglesa fabricados pela Loma Sytems para a detecção de metais e inspeção de produtos por raio-x, ou seja, que identificam matérias estranhas em alimentos. Eles são facilmente adaptáveis em esteiras e rejeitam automaticamente os alimentos impróprios para consumo”, afirma Aluísio Barbosa, supervisor técnico da Soma Sul, empresa expositora do evento.

Segundo Aluísio, a adoção de boas práticas para reduzir problemas como este na fabricação das carnes, por exemplo, é regulamentada pela ANVISA em resolução publicada no ano de 2014. “A norma, assim como os avanços recentes em automação da indústria de carnes no Brasil, impulsionam a comercialização de equipamentos que garantam a qualidade do produto final, como o detector de materiais ferrosos”, completa.

A previsão de negócios para este ano da Mercoagro é de U$ 160 milhões. “O evento é uma grande oportunidade de demonstrar os produtos que distribuímos e que vão ao encontro desta nova tendência no mercado nacional de carnes, que é o controle de qualidade cada vez mais rigoroso com o uso de tecnologias de ponta”, finaliza o supervisor da Soma Sul.

Exemplo de controle eficiente

O Grupo Madero é um exemplo de aplicação da tecnologia de detecção de metais em seu processo de produção de hambúrgueres.

De acordo com Angélica de Camargo, gerente de produção da Cozinha Central do Grupo Madero em Ponta Grossa (PR), os detectores de metais garantem que 15 toneladas de carne ou 100 mil hambúrgueres produzidos diariamente estejam livres da contaminação de qualquer metal.

“Nossos processos são acompanhados por profissionais especializados, porém automatizados. Nestes é indispensável um controle rígido que garanta que nenhuma peça metálica tenha se misturado à carne”, diz.

A gerente da Cozinha Central conta que até virar hambúrguer e ficar pronta para ser enviada ao cliente, a carne passa por diversos processos, entre eles o de moagem, de embutir, controle de peso, entre outros. “No final destas ações, o hambúrguer passa por um ponto de controle, que chamamos de ponto crítico, onde foi instalada uma máquina de detector de metais Loma”, explica Angélica.

Assim como a carne, também são produzidos na Cozinha Central do Grupo Madero no Paraná, todos os outros ingredientes de acompanhamento dos lanches, como pães, molhos e sobremesas. “Estes também passam por uma máquina de inspeção alocado no final da esteira que garantem a qualidade dos alimentos destinados a todos os restaurantes Madero do País”, finaliza a gerente.

Serviço Mercoagro

Paralelamente à feira, acontece o Seminário Internacional da Industrialização da Carne, previsto para o dia 12 de Setembro, no qual participarão 500 gestores e técnicos de indústrias frigoríficas do Brasil e do Exterior.

Todos os eventos são gratuitos. É possível realizar o credenciamento antecipado no link:

https://mercoagro.quemvai.com.br

A Mercoagro 2018 acontece no Parque de Exposições Tancredo Neves, Chapecó, Santa Catarina, localizado na Rua Eduardo Pedroso da Silva, bairro Efapi.

Diariamente, a feira abrirá ao público das 14 às 21 horas.