Raça de duplo propósito busca retomar criadores no Brasil
Publicado em 21/08/2018 18h42

Raça de duplo propósito busca retomar criadores no Brasil

Digno de estar nas mesas dos melhores restaurantes e na lista de produtos indispensáveis nas receitas dos chefs de cozinha
Por: Agrolink

Digno de estar nas mesas dos melhores restaurantes e na lista de produtos indispensáveis nas receitas dos chefs de cozinha, o queijo produzido com leite da raça Normando é considerado um dos melhores do mundo por conta da qualidade do leite que a raça produz, uma vez que possui um alto teor de proteína. É famoso o queijo Camembert da Normandia, justamente porque só é utilizada matéria prima da raça.  

Este é só um dos vários produtos que a raça propicia a produzir para quem atua na criação do Normando, afirma o presidente da Associação de Criadores do Normando do Brasil, ACNB, Jacques Schinemann. De duplo propósito, originária da Normandia, na França, é considerada uma das melhores com esta característica. É notável por sua produção de carne relativamente magra com marmoreiro, de excelente qualidade e leite de alto teor de gordura e proteína, com ótimas condições para produção de manteiga e queijo. 

No Brasil, há criatórios em diversas zonas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, pelo mundo, a Europa é grande criadora e na América Latina, a Colômbia é quem tem maior expressão onde o rebanho soma 1,8 milhão de cabeças. “É uma raça que vai muito bem em cruzamento industrial, transmitindo sua habilidade materna, seu ganho de peso e a produção de leite”, ressalta o dirigente, acrescentando que tanto em áreas de grande extensão como em pequenas propriedades, é uma raça bastante adaptada. “Este aliás, é um dos nossos focos de mercado, aquela propriedade que quer produzir um leite de qualidade, com boa quantidade e ter na produção de carne, uma outra fonte de renda, através do engorde dos terneiros” comenta Jacques. O outro foco é atrair aqueles que querem trabalhar com produtos diferenciados, como é o caso do queijo. “Que tem um sabor e uma qualidade, indiscutível”, afirma.
 
Expointer - Os criadores e entusiastas da Raça podem comemorar a estabilidade do número de animais inscritos na Expointer 2018 em relação à edição passada, pois houve crescimento em relação aos anos anteriores. As inscrições de animais de argola encerraram com total de 22 animais inscritos. “A isenção da taxa de inscrição e a decisão tomada no ano passado que possibilitou a participação de animais PC no julgamento estimulou esse incremento”, acredita o presidente.

Jurado - O Jurado desse ano será o criador e pecuarista de Lages/SC Luciano Lopes. 

Jornada Técnica - A ACNB vai realizar no dia 26/08, no seu novo estande, na Quadra 36, ao lado da Casa do Mangalarga Paulista, uma Jornada Técnica, evento cujo objetivo é realizar uma atualização quanto aos critérios de seleção da raça assim como uma padronização destes entre os inspetores técnicos. “Junto a isso como forma de promover a expansão da Raça deixamos o evento aberto aos interessados em conhecer as qualidades do Normando” salienta Jacques, acrescentando que dessa maneira haverá dois momentos, o aberto ao público e depois da prática uma reunião somente com os técnicos com a participação de um técnico da Associação Nacional dos Criadores Herd Book Collares.
 
Serviço:

26/08 - Jornada Técnica – 13h30 min às 18hs - Casa do Veterinário e Prática: Casa do Normando
- Assembleia da ACNB - 18hs - Casa do Normando, quadra 36, ao lado do Mangalarga
27/08 - Julgamento de Classificação -  A partir das 14hs na Pista 1 –Bovinos de Corte.
- Entrega de Prêmios - 20hs
- Leilão de Sêmen em prol da ACNB - 21hs

 

Publicidade