Soja cai no Brasil com forte recuo dos prêmios
Publicado em 23/08/2018 18h08

Soja cai no Brasil com forte recuo dos prêmios

O sojicultor, que vibrou com a alta do dólar nos últimos dias, tomou um “banho de água fria”
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

As cotações da soja tiveram nesta quarta-feira (22.08) um dia de baixas no mercado físico brasileiro, com Chicago recuando 1,86% e os prêmios caindo 4,87%, o que compensou a alta do Dólar. Com isso, diz a T&F Consultoria Agroeconômica, o mercado “travou”.

Segundo destaca o analista Luiz Fernando Pacheco, se, por um lado, o sojicultor vibrou com a alta do dólar nos dois últimos dias, hoje tomou um “banho de água fria” com o forte recuo da CBOT e dos prêmios pagos nas vendas de exportações. Os prêmios da soja brasileira recuaram 30 cents/bushel no porto de Rio Grande e 20cents/bushel no porto de Paranaguá para entregas em setembro.

Para entregas em outubro o recuo foi de 25 cents/bushel em Rio Grande e 25 cents/bushel em Paranaguá. Os prêmios do óleo caíram 20 cents/libra-peso em Rio Grande e 40 cents/libra peso em Paranaguá, ambos para setembro; para outubro caíram 10 cnts/l-p em Rio Grande e 30 cents/l-p em Paranaguá. 

Na visão de Pacheco, isso contribuiu para tirar as empresas do mercado: “O Brasil depende, agora mais do que nunca, da definição sobre as negociações EUA-China para saber o futuro dos seus preços. Com isto, o mercado ficou complicado, muitas empresas fora, sem indicação de preços, outras fazendo apenas lotes pequenos; fábricas comprando apenas para recebimento novembro e pagamento dezembro. Todas muito bem compradas, sem necessidade de ir ao mercado procurar volume”. 

“Por outro lado, muitos produtores com soja ainda para vender, entretanto, mesmo com esse cenário, pedem preços melhores, vencimentos de carregamento e pagamento mais curtos. 
No MT houve vendas de 3.000 tons da mão para a boca a R$ 77,00 em Jaciara, para esmagadora de Rondonópolis. Para a próxima safra houve vendas de 3.600 tons em Campo Verde e 6.000 tons em Primavera do Leste a R$ 70,00 entrega fevereiro 19 e pagamento março19”, conclui. 

 

Publicidade