Publicado em 13/09/2018 10h53

70% das matérias-primas químicas da China sofreram aumento

Ao todo, os preços de 50 dos 72 tipos de matérias-primas químicas aumentaram
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Informações divulgadas pelo portal Agropages.com indicam que os preços de quase 70% das matérias-primas químicas da China sofreram aumento no mês de agosto. Nesse cenário, a tendência é de que um novo aumento possa ser deflagrado ainda nos próximos meses, segundo informou o portal. 

Ao todo, os preços de 50 dos 72 tipos de matérias-primas químicas, ou seja, 66,44%, subiram em níveis diferentes. Os três principais produtos que apresentaram aumento de preço, foram diclorometano (+ 21,57%), acetona (+ 17,11%) e triclorometano (+ 15,48%). No entanto, alguns produtos importantes sofreram redução nos valores, são eles a epicloridrina (-21,41%), ácido clorídrico (-17,79%) e MDI polimérico (-15,95%). 

No primeiro semestre do ano foi registrada uma baixa nos preços da maioria das matérias-primas químicas chinesas, devido à queda no preço do fenol ocorrida nos primeiros três meses do ano. Contudo, no segundo trimestre, uma investigação antidumping e a falta de oferta fizeram com que os preços se recuperassem rapidamente, o que, no entanto, durou apenas por menos de um mês. 

O incidente de poluição em Lianyungang Guanhe em maio colocou grande pressão sobre as empresas na província de Jiangsu, resultando na implementação rigorosa de medidas de controle, que fez com que os preços baixassem. Somente em 31 de agosto o preço do mercado de fenóis começou a subir, sendo vendido a preços mais altos e sustentáveis, gerando um alto nível de retorno. 

Atualmente o mercado geral está em baixa, juntamente com a rigorosa inspeção de conformidade ambiental que está sendo implementada. Do lado da oferta, o desligamento para manutenção está sendo organizado pelos fornecedores, o que pode ter um impacto no mercado, mas ainda é esperado um aumento nos preços.