Publicado em 19/09/2018 19h16

Embrapa já tem novo presidente

Indicação do pesquisador de carreira aposentado ainda precisa passar por análise da Casa Civil
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

De acordo com informações do jornal Valor Econômico, o Conselho de Administração da Embrapa já escolheu Sebastião Barbosa, como novo presidente da estatal. A indicação do pesquisador de carreira aposentado ainda precisa passar por análise da Casa Civil do governo Temer, para só então ser publicada a nomeação até o próximo dia 10 de outubro.

Engenheiro agrônomo, Sebastião Barbosa possui experiência em pesquisa nas áreas de defesa fitossanitária e controle de pragas. Foi chefe-geral da Embrapa Algodão em Campina Grande (PB) até a sua aposentadoria neste ano. Em seu currículo consta haver representado a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) em reuniões internacionais – o que teria pesado na hora da escolha.

Barbosa não possui unanimidade. O Instituto Pensar Agro (IPA), que reúne as 40 entidades do agronegócio e é ligado à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), enviou carta ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, questionando o critério de seleção por currículo. O IPA recomendou que os candidatos apresentassem um plano estratégico com metas e iniciativas para a estatal.

Além de Barbosa, foram entrevistados também o pesquisador Cléber Soares, que chefiou a unidade Gado de Corte em Campo Grande (MS) e é atual diretor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Também foi sabatinado um candidato de fora da Embrapa: o ex-ministro da Agricultura Luís Carlos Guedes Pinto.

Segundo as informações do Valor, esses concorrentes sofreram resistência interna de servidores da estatal na última fase do processo de seleção. Soares teria sido considerado muito jovem para o cargo, enquanto o Guedes foi criticado por sua atuação política, tendo assumido cargos no governo, na Conab e no Banco do Brasil. Nos últimos três anos, todos os presidentes da estatal foram escolhidos entre os servidores de carreira.