Publicado em 05/01/2015 08h06

CITROS/CEPEA: Estoque elevado e safra menor podem recuperar preços

O volume de suco de laranja estocado nas indústrias paulistas deve recuar novamente ao longo da temporada 2014/15. Dessa forma, a próxima safra tende a começar com estoque bem inferior ao verificado nas duas últimas. Além disso, a produção em 2015/16 deve ser menor que a anterior, que já foi reduzida.
Por: Cepea

laranjas

Assim, com possível aumento da necessidade de moagem das indústrias e oferta de laranja restrita, os preços ao produtor podem se recuperar tanto no spot quanto nas negociações com contrato. Na Flórida, a temporada 2014/15 (outubro/14 a setembro/15) ainda deve sentir os efeitos do greening na produtividade dos pomares.

Mesmo assim, o USDA estimou uma produção 3% superior à de 2013/14, de 108 milhões de caixas, mas ainda considerada pequena para os padrões do estado norte-americano. Com este cenário, a expectativa é que haja uma maior dependência dos EUA do suco importado do Brasil. Em relação ao mercado de mesa, com a diminuição da safra de laranja, a tendência é que os preços também sejam firmes.