Publicado em 05/01/2015 09h57

Mercado de ovos deve ter 2015 melhor, aponta Cepea

Expectativa de produção estável, festas de meio de ano e Quaresma são fatores positivos
Por: Redação Globo Rural

granja

Apesar das incertezas, o mercado de ovos espera um ano de 2015 melhor que 2014. Foi o que divulgou nesta segunda-feira (5/1) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“A antecipação dos descartes de galinhas poedeiras mais velhas, iniciada há alguns meses, deve resultar numa menor oferta no início de 2015, podendo amenizar os efeitos da típica retração das vendas desse período – com as férias escolares, a procura pelo produto para merendas cai bastante e a rotina alimentar da população muda como um todo”, afirmam os pesquisadores, em nota.

O Cepea destaca ainda, com base em dados do próprio setor de avicultura, que a produção deve se manter praticamente estável, com leve queda. As perspectivas positivas também se fundamentam nas datas em que a demanda por ovos normalmente aumenta.

“A chegada da Quaresma mais cedo em 2015, ainda em fevereiro, deve contribuir para aquecer o consumo doméstico de ovos, amenizando também os efeitos da fraca demanda de início de ano”, informa a instituição.

Outro fator positivo deve ser as comemorações de meio de ano. As festas juninas devem voltar a refletir positivamente no setor, depois de um ano desfavorável por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, que desregulou o mercado.