Publicado em 05/01/2015 13h40

Prosa Rural - Três bons motivos para cultivar arroz irrigado

Com uma produção que corresponde a mais de 60% do arroz cultivado no País, o Rio Grande do Sul é o maior estado produtor de arroz no Brasil.
Por: Embrapa

arroz irrigado

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), em parceria com outras Unidades da Embrapa no Brasil, como a Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia/GO), vem desenvolvendo tecnologias buscando qualificar a rizicultura e dar sustentabilidade a esssa atividade agrícola. Por isso, o Prosa Rural desta semana fala sobre o lançamento de três novas cultivares de arroz irrigado: BRS Sinuelo CL, BRS Cirad 302 e BRS Pampa. O programa de rádio tem a participação do pesquisador Ariano Magalhães e de produtores rurais do Rio Grande do Sul com experiência no plantio dessas cultivares.

Segundo o pesquisador, a BRS Sinuelo CL é uma cultivar que visa o controle do arroz vermelho, principal planta daninha da cultura. "Trata-se de uma cultivar com tolerância ao herbicida que mata o arroz vermelho", destaca Magalhães, lembrando que o arroz vermelho tem trazido inúmeros prejuízos aos produtores de arroz. "Com o lançamento da BRS Sinuelo CL, vamos recuperar áreas que já estão invibilizadas em sua produtividade pela competição com o arroz vermelho", complementa. No Rio Grande do Sul, as sementes da BRS Sinuelo já estão disponíveis para comercialização.

A grande vantagem da BRS Cirad 302, lançada em 2010, é o elevado índice de produtividade. Esse híbrido foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica da França (Cirad). Em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, a BRS Cirad 302 apresentou  produtividade acima de dez toneladas por hectare.

Já a cultivar BRS Pampa visa atender a qualidade industrial e culinária do arroz exigida pelos padrões nacionais. "O mercado consumidor brasileiro exige um arroz com alto rendimento de inteiros, grãos translúcidos, polidos, macios e soltos, após o cozimento. E a BRS Pampa vem justamente com esses atributos, além de ser uma cultivar de excelente produtividade", destaca o pesquisador da Embrapa Clima Temperado. Durante o programa, Magalhães fala também sobre o manejo e a comercialização das três cultivares, bem como o plantio em outros estados, além do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre os três bons motivos para cultivar arroz irrigado ouvindo o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.