Publicidade
Publicado em 18/11/2018 22h10

Trigo gaúcho perde qualidade e volume

A produtividade média está abaixo das últimas estimativas
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O relatório semanal de acompanhamento do trigo, divulgado pela Emater-RS, indicou que a colheita do cereal do Rio Grande do Sul chegou a 90%, mas perdeu qualidade e volume. De acordo com o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, a medida que a colheita avançou, as produtividades e a qualidade do produto foram reduzindo. 

“Há grande variabilidade de produtividade entre as lavouras. Poucas delas apresentaram  peso do hectolitro superior a 78. Após as chuvas, a qualidade do produto ficou mais comprometida, com peso do hectolitro entre 71 e 76. Boas quantidades de trigo colhido foram comercializadas na forma de ‘triguilho’, sendo destinadas à fabricação de ração animal”, comenta. 

A produtividade média está abaixo das últimas estimativas, variando entre 2,2 t/ha a 2,9 t/ha, dependendo da região. Os triticultores estão retirando o produto das lavouras e depositando em cooperativas e cerealistas aguardando a maior oferta de preços para negociar a safra. A colheita segue em ritmo intenso, devendo ser concluída até o dia 25 desse mês. 

“A grande incógnita depois das chuvas é a qualidade do trigo. Ela foi a mais atingida pelas recentes precipitações de mais de 300 mm em algumas localidades da província de Santa Fé e poderão modificar o cenário da atual safra de trigo do país. Ainda que possa haver perdas no volume de produção, a qualidade deve ser a mais afetada depois do recente evento climático”, escreve Pacheco. 

A comercialização esteve lenta na semana, mantendo a tendência de queda, caiu mais 0,18% em relação à anterior. O valor médio da saca de 60 quilos ficou em R$ 37,91.

 

Publicidade