Publicidade
Publicado em 19/12/2018 15h45

OCB lança portal cooperativas nas compras públicas

Plataforma digital informa em tempo real editais e chamadas públicas para aquisição de produtos e serviços pelos governos nos níveis federal, estadual e municipal
Por: InPress Porter Novelli

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) anuncia nova plataforma digital que pretende contribuir para a ampliação de negócios e crescimento das cooperativas. O portalCooperativas nas Compras Públicas informa em tempo real os editais de licitação e as chamadas públicas para a aquisição de produtos e serviços solicitados pelas três esferas de governo. Assim, as cooperativas de todo o país têm a oportunidade de visualizar e apresentar propostas, com mais facilidade, para a União, os estados e os municípios.

As compras e as contratações públicas são um mercado promissor que pode ser explorado pelas cooperativas. Um levantamento da OCB mostra que os governos federal, estadual e municipal são os maiores compradores de produtos e serviços em todo o país, com uma arrecadação conjunta de cerca de R$ 500 bilhões por ano, correspondendo de 10% a 15% do PIB. Em 2017, o Governo Federal comprou R$ 47,9 bilhões de empresas de pequeno, médio e grande portes, efetuando 98,7 mil processos de compra em todo o território nacional.

“A OCB trabalha pelo desenvolvimento das cooperativas do país e, como as licitações públicas representam oportunidades de negócios bastante significativas, a plataforma é uma forma de estimular a participação das cooperativas nestes processos. Com preços competitivos, soluções e produtos de qualidade, agilidade na entrega, os cooperados possuem diferenciais que só este modelo econômico é capaz de reunir”, afirma o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O monitoramento feito pelo portal inclui alertas de editais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo. Acompanhar as informações divulgadas na plataforma digital é fácil. Para ter acesso a essas informações, as cooperativas interessadas devem se cadastrar. O endereço é https://www.somoscooperativismo.coop.br/compraspublicas/. Em seguida, é preciso preencher um formulário, informando quais os produtos e serviços a cooperativa deseja comercializar. Depois, é necessário definir em qual âmbito público – se federal, estadual ou municipal – pretende se candidatar. Finalizado o cadastro, o portal envia, por e-mail, os alertas mais interessantes de acordo com o ramo de atuação e as especialidades de cada cooperativa.

Sistema OCB

O Sistema OCB é composto por três instituições: OCB, Sescoop e CNCoop. Com uma unidade em cada estado e sede no Distrito Federal, a organização tem o objetivo de fortalecer o cooperativismo brasileiro. A OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) cuida da representação institucional junto aos Três Poderes. O Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) é responsável pelas ações de desenvolvimento das cooperativas, cooperados e empregados, com foco em formação profissional, promoção social e monitoramento. A CNCoop (Confederação Nacional das Cooperativas) é a representação sindical patronal do movimento. Atualmente, a sistema engloba 6.887 cooperativas, com mais de 14 milhões de cooperados, gerando cerca de 390 mil empregos diretos.