Publicidade
Publicado em 19/12/2018 15h53

tudo agora

Mauricio Picazo Galhardo
Por: Mauricio Picazo Galhardo com informação de assessoria

Mapa ganha novo nome: Ministério dos Alimentos e Desenvolvimento Rural
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai trocar de nome. Passará a se chamar Ministério dos Alimentos e do Desenvolvimento Rural. A mudança entrará em vigor a partir do próximo ano, já no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. A escolha do novo nome passou por avaliação da equipe de transição do Mapa, coordenada pela futura ministra, deputada Tereza Cristina (DEM/MS). 
A mudança de nome busca dar mais ênfase ao principal objetivo da atuação do ministério: a de formular políticas públicas de apoio à produção de alimentos e ao desenvolvimento rural. A troca visa ainda a reforçar que o trabalho realizado pela pasta nas áreas de agricultura, pecuária e abastecimento – ao qual se somaram a agricultura familiar, a aquicultura e pesca e os assuntos fundiários – busca atender consumidores e produtores. Ao destacar o papel da pasta na garantia da segurança alimentar com sanidade e sustentabilidade, o próximo governo espera também aproximá-la mais da sociedade. A mudança faz parte ainda da estratégia da futura ministra Tereza Cristina de dar prioridade à comunicação, a fim de intensificar a sinergia entre os brasileiros das áreas urbanas e rurais, os produtores de alimentos de todas as regiões do país e o mercado externo. [Agro em Dia]
 
 
A lingua portuguesa é uma lingua difícil. As vezes nós lemos uma palavra e pensamos que é português, mas não é. A palavra Agro por exemplo, é uma palavra grega. Quando falamos agro, estamos falando grego. A tradução da palavra agro é campo. Portanto quando falamos agro, estamos falando Campo, e quando falamos campo, estamos falando zona rural. Se nós quisermos falar com o brasileiro urbano Ministério dos Alimentos e Desenvolvimento Rural  fala melhor.