Publicado em 05/02/2019 11h20

Soja patina com compras chinesas abaixo do esperado

O mercado esperava pelo menos 5,0 milhões de toneladas
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (04.02) alta de 0,75 ponto no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,185 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 0,75 e 1,00 ponto.

Os principais contratos futuros tiveram mais um dia de leves ganhos no mercado norte-americano da soja, após uma venda privada de exportação de (apenas) 612.000 toneladas de soja para a China. “O mercado esperava pelo menos 5,0 milhões de toneladas. O relatório semanal de Inspeções dos embarques de Exportação de soja americana mostrou 975.775 MT de soja exportada na última semana de janeiro. Isso foi um pouco maior do que na semana anterior, mas ainda está 25,2% abaixo desta mesma semana no ano passado”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

De acordo com a Consultoria AgResource, o início da semana estava apático ao Mercado até com que o USDA anunciou a venda de soja/EUA em direção à China: “Entretanto, esta não foi uma surpresa totalmente ‘inesperada’, uma vez que a ARC já foi alertada por seus contatos de que mais 2-2,5 MT da oleaginosa estadunidense foi agendada para entrega entre junho e setembro, nos
portos chineses”. 

“Caso o USDA também confirme esta nova compra, o total prometido de 5 MT pela delegação asiática no último debate da Guerra Comercial, na semana passada, já deverá ter sido preenchido. No Brasil, a colheita vem acelerando de maneira agressiva, com estiagens dispersas por todo o Centro do país. A ARC estima que até o dia 1 de fevereiro, 19,3% da soja já havia sido retirada dos campos brasileiros. Contra 6,4% em 2018 e 10,9% em 2017”, concluem os analistas da ARC.