Publicado em 06/02/2019 09h02

Tecnologia de plasma melhora germinação de sementes

"O novo tratamento poderia dar mais tempo de prateleira para frutas e vegetais”
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Cientistas do Centro de Pesquisa em Química Aplicada do México (CIQA) usaram a tecnologia de plasma para melhorar a germinação em sementes de várias plantas, bem como para prolongar a vida útil de frutas e legumes. De acordo com Guadalupe Neira Velázquez, pesquisadora do Departamento de Síntese de Polímeros do CIQA, o plasma é um gás composto por várias espécies reativas, que podem modificar a superfície de todos os tipos de materiais. 

"As sementes que são tratadas com plasma germinam mais rapidamente e a produção agrícola, em princípio, seria mais alta. Os tratamentos não danificam a semente, apenas modificam sua superfície, mas não suas propriedades intrínsecas ", explica. 

Até agora, os cientistas têm tratado sementes de feijão, milho, abóbora, pepino, mamão, manjericão e diferentes tipos de chiles, e descobriu que quase qualquer tipo de semente pode ser modificado por plasma. "O plasma é um gás parcialmente ionizado composto de várias espécies, como elétrons, átomos, moléculas, espécies neutras, radiação ultravioleta e assim por diante. É fácil de produzir e seguro quando usado ", indica a especialista. 

O que é feito quando se trata a semente com plasma é modificar apenas sua superfície adicionando grupos químicos que nosso corpo normalmente usa, como oxigênio e nitrogênio, para melhorar suas propriedades. Até o momento, gases como oxigênio, argônio, nitrogênio, vapor de água, ar ambiente, entre outros, têm sido utilizados, considerando variações nos tempos de tratamento e energia utilizada. 

Embora esses testes sejam realizados com pequenas quantidades de sementes, os sistemas de aplicação de plasma têm o potencial de escala também para as empresas. "O novo tratamento poderia dar mais tempo de prateleira para frutas e vegetais”.