Publicado em 18/03/2019 16h51

Pesquisador partilha conhecimento em evento internacional sobre ostras em AL

3º Seminário e Curso Internacional ‘Ostra e Comunidades’
Por: Embrapa

Contribuições do pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) Jefferson Legat integram a programação do 3º Seminário e Curso Internacional ‘Ostra e Comunidades’, que acontece de 19 a 21 de março em Maceió, AL. Legat é especialista na produção e cultivo de espécies marinhas, e participa do evento na quinta (21), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Alagoas (Senar-AL), na capital alagoana.
 
O seminário integra as ações do Programa Ostras Depuradas de Alagoas, que tem como parceiros Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Sebrae Alagoas e Prefeitura de Coruripe. 
 
Com foco na participação comunitária nas decisões, na qualidade e sanidade do produto, promoção de trabalho e renda e conexão entre produtores, chefes de cozinha e turistas, o programa envolve a inserção produtiva da ostra produzida localmente no mercado turístico, gerando trabalho e renda para as comunidades.
 
O pesquisador, que representa a Embrapa na comissão de organização do evento, participa da mesa de abertura às 9h20, com o tema ‘O compromisso do Programa Ostras Depuradas de Alagoas pelo desenvolvimento local’. Às 16h ele integra o grupo de debatedores sobre o tema ‘Cultivo de ostras a partir de sementes’.
 
Confira a programação completa na página do evento na Internet.
 
Jefferson Legat possui graduação em oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em oceanografia biológica pela mesma instituição (2001) e doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atua nas áreas de biologia pesqueira e maricultura. Coordenou projetos de pesquisa e desenvolvimento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Rio Parnaíba, relacionados ao cultivo de moluscos bivalves e pesca de espécies marinhas e estuarinas.
 
O pesquisador realiza ações de pesquisa atualmente nos projetos ‘Bases tecnológicas para a produção sustentável de ostras nativas no Norte e Nordeste do Brasil’ (OstraNNE) e ‘Aquicultura com tecnologia e sustentabilidade’ (Aquitech), entre outros.