Publicado em 13/10/2014 16h50

Fazenda Bom Sossego comemora excelentes resultados em seu primeiro Dia de Campo

Propriedade do Grupo Agropecuário Patrimonial Lorena aumentou a capacidade de suporte em 40% em quatro anos; atualmente são mais de 4 mil animais suplementados com Bellman e previsão de abate é de 1.425 cabeças esse ano
Por: Atualle

imagem_release_300579

A Fazenda Bom Sossego, do Grupo Agropecuário Patrimonial Lorena, localizada em Ecoporanga, no Espírito Santo, abriu as porteiras no dia 27 de setembro para o “1º Dia de Campo da Patrimonial Lorena”. De propriedade do pecuarista Antônio Galvão, que atua com a seleção da raça Nelore e com cria, recria, engorda, o evento contou com a participação de pecuaristas e técnicos do setor de diferentes regiões do País, que puderam conhecer de perto o sistema de trabalho utilizado na propriedade por meio de palestras. Parceiros da Nutreco Brasil (Bellman) há cinco anos, a Fazenda possui área total de 4.171 hectares, sendo aproximadamente 3.570 hectares de pastagens efetiva. Atualmente pouco mais de 4.300 cabeças estão sendo manejadas na fazenda e sendo suplementadas com a linha de produtos da Bellman Nutrição Animal.

A Patrimonial Lorena apresentou no dia de campo os frutos dos últimos quatro anos, com excelentes resultados de produtividade.De acordo com o zootecnista e supervisor técnico da Nutreco Brasil, Alexandre Teixeira, a capacidade de suporte da fazenda aumentou em 40% de 2010 para 2014. “Em 2010 a propriedade possuía um rebanho de 3.102 animais e atualmente são 4.323 animais manejados exatamente na mesma área”, relata. O número de animais abatidos em 2010 foi de 810 cabeças e em 2014 a previsão de abate é de 1.425 cabeças, representando um aumento de cerca de 60% na taxa de abate. Já o índice de fertilidade na estação de monta 2013/2014 ficou em 85,28%.”, comemora Teixeira.

Desde 2009, quando iniciou a parceria com a Nutreco Brasil, a partir dos seus produtos para ruminantes Bellman, a propriedade passou por um processo nítido de incorporação de tecnologias, principalmente na área de suplementação, com reflexos positivos na produtividade. A intensificação com a suplementação promoveu melhoras significativas nos índices produtivos da fazenda ao longo dos últimos anos, encurtando seu ciclo de produção.

“Definimos o cliente Patrimonial Lorena como a melhor opção para o dia de campo por vários fatores, entre eles ser um cliente referencia na região leste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Além disso, o cliente se tornou um grande parceiro, utilizando o que temos de mais tecnológico em suplementação em todas as categorias da fazenda: cria, recria, engorda e terminação. Na propriedade, atualmente, utilizamossete produtos diferentes da linha Bellman, Bellnutri 90, BellMais Fertilidade, Lambisk Bezerro, Lambisk V, Lambisk S, Bellpeso SV, Lambisk M. Os índices zootécnicos alcançados na Fazenda Bom Sossego estão combem acima da média nacional”, relata o supervisor técnico Bellman, Alexandre Teixeira, que acompanha o sistema de produção da Patrimonial Lorena e discorreu sobre o protocolo nutricional.

O Dia de Campo também contou com a palestra do pecuarista Luciano Borges, titular do Rancho da Matinha, que apresentou o sistema de seleção Nelore da Matinha, um dos melhores programas da raça no país. Na fazenda em Uberaba (MG), o selecionador desenvolve um trabalho focado na pecuária de ciclo curto, onde índices de fertilidade, habilidade maternal e eficiência alimentar são pilares do trabalho que já é realizado há 38 anos.

“Com uma gestão eficiente a cargo do gerente Edevaldo Lazarone, assistência técnica de qualidade, conduzida pelo Dr. Arlicio Borges e uma equipe de campo comprometida, o resultado não poderia ser diferente,” comenta José Ricardo Sá, diretor da Raça Comercial Agropecuária, representante Nutreco Brasil no estado do Espírito Santo, acrescentando que a fazenda é um exemplo de busca de pecuária de ciclo curto, com incremento dos ganhos financeiros.

Ainda durante o evento, o pecuarista Sr. Nequinha Lobo recebeu das mãos da filha, Célia Lobo, uma placa como homenagem pelos importantes serviços prestados à pecuária da região. Para conduzir a programação, foi convidado o leiloeiro rural Luciano Viana.

Clientes, parceiros, estudantes, pesquisadores e produtores rurais também puderam conhecer os animais da Fazenda Bom Sossego. O 1º Dia de Campo da Patrimonial Lorena foi uma iniciativa da equipe da Raça Comercial Agropecuária, com apoio do pecuarista Antonio Galvão e patrocínio das empresas: ABS Pecplan, Nutreco Brasil e Zoetis Saúde Animal.