Publicado em 10/06/2019 12h02

Biofertilizantes podem suprir insuficiência de fósforo

Projeto europeu foi lançado para este fim

Os fertilizantes de origem biológica (BBF) desempenharão um papel cada vez mais importante na produção futura de alimentos, podendo suprir a insuficiência de ferro e também preservando o meio ambiente. Foi isso que informou o Instituto Finlandês de Recursos Naturais. 

Segundo os especialistas, ao otimizar o uso de igarapés ricos em nutrientes, como esterco e lodo de esgoto, como o BBF na agricultura, a dependência europeia de fertilizantes importados pode ser reduzida. Uma economia circular também pode fornecer novas oportunidades de emprego relacionadas ao BBF em áreas rurais. 

Os recursos de fósforo são limitados e a produção de fertilizantes nitrogenados consome muita energia, o que causa emissões de gases de efeito estufa. Para isso, a LEX4BIO, por exemplo, lançou o novo projeto “Horizonte 2020”, que prega a substituição de fertilizantes minerais com BBF dentro da União Europeia é avaliada pela lateral do mapeamento dos fluxos rico em nutrientes que estimam seu conteúdo de nutrientes e fornecer as tecnologias necessárias para produzir BBF seguro. 

“A LEX4BIO apóia a transição para uma economia circular, melhorando o uso de fluxos secundários ricos em nutrientes, como o BBF. Ao otimizar o uso de fertilizantes, de acordo com os requisitos das culturas, os impactos ambientais podem ser minimizados e rentabilidade da agricultura pode melhorar", diz o coordenador da LEX4BIO, cientísta Kari Ylivainio do Instituto de Recursos Naturais da Finlândia. 

O projeto fornecerá recomendações de fertilização com fósforo de acordo com os requisitos de cultivo a nível europeu. Isto requer o desenvolvimento de um procedimento de análise do solo comum em toda a Europa para testar e comparar o teor de fósforo disponível na planta no solo.

Autoria: Leonardo Gottems - Agrolink

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade

A Agroin Comunicação não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos. Todos os direitos reservados © Copyright 2014