Publicado em 14/06/2019 12h00

Trigo: plantio atinge 45% dos 745 mil hectares previstos no RS

O ritmo dos trabalhos está em linha com o ano passado e adiantado em relação à média dos últimos cinco anos
Por: Globo Rural

As condições climáticas favoráveis e o bom nível de umidade do solo desta semana permitiram um avanço de 37 pontos percentuais no plantio de trigo no Rio Grande Sul, com os trabalhos sendo realizados inclusive à noite para ganhar tempo.

Até agora foram semeados 345,2 mil hectares, que correspondem a 45% dos 745 mil hectares previsto para esta safra pela Emater/RS-Ascar, empresa de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho.

O ritmo dos trabalhos nesta safra está em linha com os 43% da mesma época do ano passado e adiantado em relação aos 37% da média dos últimos cinco anos.

Os analistas da Emater/RS observam que muitas áreas destinadas à cultura passaram por nova dessecação antes da semeadura, em virtude de já apresentar grande quantidade de azevém germinado.

Segundo eles, nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, o plantio atingiu aproximadamente metade da área prevista; e embora tenho sido intenso durante a semana, está atrasado no calendário. Muitos produtores estão semeando sem financiamento e, consequentemente, sem seguro.

No Alto da Serra do Botucaraí o plantio iniciou e já está praticamente concluído, pois a área não é tão expressiva, vez que foi reduzida em relação à safra anterior. Nas regiões da Produção e do Alto Uruguai, a cultura está em fase inicial de plantio. Na região Central, o plantio avançou para 20% da área prevista.

Na região Sul, segue o plantio, chegando a 10% da área. Nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste, estão sendo realizadas pelos agricultores as atividades de plantio do cereal; em São Gabriel e São Borja, foram plantados 20% das lavouras, que estão em desenvolvimento vegetativo; em Itaqui, 30%.

Em Maçambará, a manutenção da umidade elevada mantém lento o plantio que atinge 35% da expectativa de área a ser plantada no município. Nos Campos de Cima da Serra, ocorreu preparo do solo para receber a cultura; o plantio inicia nos próximos dias e principalmente em julho, em especial nos municípios próximos de Vacaria, onde a semeadura ocorre no final do período para mitigar os riscos de geadas tardias.