Acordo entre Mercosul e União Europeia pode sair do papel nesta quinta
Publicado em 27/06/2019 16h33

Acordo entre Mercosul e União Europeia pode sair do papel nesta quinta

Ministra Tereza Cristina negocia pontos estratégicos com os europeus em Bruxelas
Por: Globo Rural

As negociações entre o Mercosul e a União Europeia estão na reta final, disse hoje (27/6) Ricardo Santin, vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que acompanha as reuniões em Bruxelas, na Bélgica. A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, está acertando termos específicos do acordo no que diz respeito a produtos como frango, açúcar e etanol, insumos sensíveis nas negociações com os europeus. “Deve ser estabelecida uma cota para a venda de frango”, diz Santin. “Estamos satisfeitos com o rumo das negociações, que parece bastante positivo”, afirma. A ABPA acredita que o acordo pode ser fechado entre quinta e sexta (28/6).

A consultora especializada em comércio e processos reguladores da União Europeia Emily Rees, da Trade Stategies, com sede em Bruxelas, que assessora a União Europeia nas negociações, também revelou otimismo. “Há uma disposição muito favorável tanto dos países do Mercosul como da União Europeia para a assinatura de um acordo”, diz. As negociações técnicas aconteceram na semana passada. Nos últimos dias, ministros de relações exteriores e de agricultura, entre outros órgãos de governo do bloco europeu e sul-americano, têm se reunido a portas fechadas para tratar das especificidades da liberalização comercial, como as regras para a exportação de bens industriais e itens agrícolas.

A ministra Tereza Cristina, da agricultura, viajou para Bruxelas na terça-feira (25/6). Ontem, quarta-feira (26/6), ela se encontrou com o comissário Vytenis Andriukaitis, da Direção-Geral de Saúde e Segurança de Alimentos da Comissão Europeia, e com o comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan.

Hoje continuam as reuniões da ministra com representantes da Comissão Europeia. O chanceler Ernesto Araújo também participa das negociações de alto escalão. Ele embarcou para a Bélgica na terça-feira e deve voltar ao Brasil amanhã (28/6) à noite.

Publicidade