Santa Clara assina parcerias tecnológicas com Embrapa e ESALQ reforçando inovação tecnológica em biodefensivos
Publicado em 04/07/2019 16h39

Santa Clara assina parcerias tecnológicas com Embrapa e ESALQ reforçando inovação tecnológica em biodefensivos

Formalização das parcerias foi feita durante a 5ª Conferência Internacional Santa Clara, encerrada nesta quinta-feira (4), em Ribeirão Preto/SP
Por: Lázaro Souza | Mecânica Comunicação Estratégica

Assinatura-parceria-Embrapa

Assinatura de parceria entre Santa Clara, Embrapa e Embrapii para pesquisa e produção de defensivos biológicos. Foto: Wilson Carrilho

No segundo dia da 5ª Conferência Internacional Santa Clara, que a empresa promove nesta semana em Ribeirão Preto/SP, foram formalizadas parcerias com duas das mais importantes instituições de pesquisas do país. Além da assinatura de mais uma parceria entre a Santa Clara, Embrapa e a Embrapii, para a realização de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de um bionematicida, foi assinada ainda uma parceria de cooperação com a ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, cujo objetivo é pesquisar e desenvolver biofungicidas a base de óleos essenciais extraídos de plantas.

A parceria da Santa Clara com a Embrapa e Embrapii foi assinada por Alexandre Alonso, chefe geral substituto da unidade Embrapii e Clenilson Martins Rodrigues, coordenador do projeto. Do lado da Santa Clara, assinaram o termo o CEO da empresa, João Pedro Cury, e o diretor Técnico e Marketing, Marcelo Rolim. “Estamos aqui reafirmando nosso compromisso com inovação tecnológica para mostrar que é possível inovar por meio de parcerias entre empresas públicas e privadas para desenvolver soluções em prol da agricultura brasileira”, afirmou Alexandre Alonso.

“Outro ponto de destaque na parceria que assinamos hoje é que ela está direcionada para a área de sustentabilidade, química verde e voltada para todas as cadeias produtivas do agro”, complementou Clenilson Martins Rodrigues. “Acredito que, com o projeto que agora ampliamos com a Embrapa e Embrapii, estamos contribuindo para reforçar o movimento na direção da química verde e que possa, no médio prazo, complementar ou até substituir os agroquímicos em nível mundial”, assinalou João Pedro, CEO da Santa Clara.

Após a assinatura da parceria com Embrapa e Embrapii, foi sacramentada uma parceria com a ESALQ, representada na ocasião por Pedro Yamamoto e Ítalo Delalibera Júnior. Do lado da Santa Clara, assinaram o documento, João Pedro Cury, CEO da Santa Clara e Marcelo Rolim, diretor Técnico e de Marketing da empresa. “Penso que essa parceria representa um marco importante na aproximação da universidade com o setor privado, para o desenvolvimento de inovações na área de biocontroladores”, afirmou Delalibera Júnior.

Para o pesquisador, esse tipo de iniciativa é bem-vinda e salutar para a academia e também para o setor privado. “Essa é, na verdade, uma das funções principais da universidade: levar inovação para o agronegócio”, afirmou. Na avaliação de Yamamoto, a parceria deve gerar bons frutos no futuro, de forma a auxiliar no desenvolvimento de novos produtos para melhorar a produtividade agrícola.

A 5ª Conferência Santa Clara prossegue nesta quinta-feira (4) com uma série de palestras, com destaque para os seguintes temas: Potencial de Tecnologias Biológicas no Manejo de Pragas e Doenças, a cargo do pesquisador de Félix Gonçalves de Siqueira, da Embrapa Agroenergia; Métodos de Controle Natural de Nematóides, com Eder Moraes, Coordenador Técnico da Santa Clara; Manejo de Nutrição e Proteção Vegetal na América, com o engenheiro agrônomo da Costa Rica Ernesto Maurício Quiros Fallas; Inovações do Grupo Santa Clara e o Futuro da Agricultura, proferida por Marcelo Rolim, Diretor Técnico e Marketing da Santa Clara.

Na sequência, estão programadas as seguintes palestras: Nutrição Equilibrada e Maturação de Plantas, proferida pelo professor Carlos Alexandre Costa Crusciol, da Unesp; Tecnologia Patenteada de Utilização de Enxofre e Potássio na Agricultura, ministrada por Nykolas Schiavon, Coordenador Técnico da Santa Clara. Haverá ainda a palestra Potencial de Uso de Compostos Naturais no Manejo Agrícola, com o pesquisador Nilson Borlina Maia. Antes da mensagem final, o CEO da Santa Clara, João Pedro Cury falará sobre o Projeto Santa Clara de Bioinseticidas e Biofungicidas. No encerramento do evento, serão entregues premiações aos clientes da Santa Clara.

Serviço:
5ª Conferência Internacional Santa Clara Agrociência
Data: 3 e 4 de julho de 2019
Local: Hotel JP – Rodovia Anhanguera km 306,5 – Ribeirão Preto/SP

Perfil Santa Clara Agrociência:

Fundada oficialmente em 1997, mas com uma experiência acumulada de mais de 50 anos dos seus idealizadores, o Grupo Santa Clara é líder em inovação tecnológica nas áreas de nutrição e proteção vegetal no Brasil e atua em mais de 30 países. Seu objetivo é contribuir com soluções inovadoras de qualidade na pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição de insumos que auxiliem no ganho de produtividade do agricultor. Com fábricas em Jaboticabal-SP e Cravinhos-SP, além da sede administrativa em Ribeirão Preto, atualmente lidera um grupo de empresas que, além da Santa Clara Agrociências, inclui: CCA, voltada à fabricação de biodefensivos; Hydromol, destinada a fabricação de fertilizantes para terceiros; e Brazilian Seeds, focada na produção de sementes forrageiras. O grupo conta com equipe de 140 profissionais, investe mais de 8% da receita anual em P&D, possui patentes registradas de alta tecnologia na área e disponibiliza insumos avançados para todas as principais culturas em diversos países.

Publicidade