Sicoob lança linha de financiamento para cafeicultores
Publicado em 10/07/2019 17h01

Sicoob lança linha de financiamento para cafeicultores

O anúncio do novo produto acontecerá durante o II Fórum Mundial de Produtores de Café, do qual o Sicoob é patrocinador
Por: Lane Lima | Approach

Campinas (SP) sediará, entre os dias 10 e 11 de julho, o II Fórum Mundial de Produtores de Café. O evento conta com o patrocínio do Sicoob, maior instituição financeira de cooperativas de crédito do país, que anunciará mais um produto do seu leque de financiamento para cafeicultores.

O novo produto do Sicoob possibilita ao produtor a obtenção de recursos financeiros para seu empreendimento, de acordo com o preço do café negociado na B3 (bolsa de valores). Trata-se da Cédula de Produto Rural - Preço Equivalência Produto (CPR PEP), que representa um compromisso financeiro lastreado na equivalência de preço da cotação de contrato futuro de café.

Com a CPR-PEP, o cafeicultor cooperado do Sicoob pode pagar suas despesas de custeio e comercialização através da antecipação de cotações do mercado futuro, além da possibilidade de se beneficiar com as oscilações no mercado futuro e físico, pois o valor de liquidação da sua operação se dará de acordo com a cotação do contrato futuro na B3.

Além do financiamento referenciado em cotação futura, a CPR-PEP agrega valor ao processo de tomada de decisão do cafeicultor, possibilitando ampliar as estratégias da sua gestão financeira e comercial. Essa combinação de instrumentos de mercado, à vista e futuro, contribui de forma positiva para uma trajetória crescente dos resultados ao longo do tempo.

Em 2018, o Sicoob foi responsável por financiar 10% da área total de café. Como maior repassador de recursos do Funcafé - absorvendo mais de R$ 847 milhões – O Sistema financia em média 210 mil hectares por safra, ou seja, mais de 1,5 bilhão de recursos a cada período destinados para a produção de café e mais de 20 mil produtores atendidos.

Linhas de financiamento do Sicoob pra produtores de café

Anualmente o Funcafé disponibiliza mais de R$ 5 bilhões para o fomento da Economia Cafeeira no Brasil. Por meio desse recurso, produtores de café cooperados do Sicoob podem contar com diferentes linhas de financiamento como:

  • Custeio – Recurso destinado para tratos culturais, colheita das lavouras, incluindo as despesas com a aquisição de insumos, mão de obra, operações com máquinas e equipamentos, arruação, transporte para o terreiro e secagem
  • Estocagem – Visa proporcionar recursos financeiros aos beneficiários para o armazenamento e a conservação de seu produto, de modo a possibilitar venda futura em melhores condições de mercado
  • Financiamento para Aquisição de Café (FAC) - Recurso destinado para aquisição de café verde, diretamente de produtores rurais ou de suas cooperativas ou indiretamente de produtores rurais, por preço não inferior ao preço mínimo
  • Financiamento de Capital de Giro para Indústrias de Café Solúvel e de Torrefação de Café - Linha para capital de giro

O Sicoob atende desde cafeicultores familiares até grandes cafeicultores e indústrias de beneficiamento em todas as finalidades (custeio, comercialização, investimento e industrialização).

Sobre o Fórum

O Fórum Mundial de Produtores de Café é um ambiente de discussão com agenda preparada pelos cafeicultores com o objetivo de buscar os caminhos mais sustentáveis para a atividade cafeeira global. Na edição 2019 do evento, o Brasil e os demais países produtores seguirão com o propósito de abordar e solucionar cenários que comprometam a oferta futura de café e convidam todos os elos da cadeia produtiva para participarem com o intuito de atuarem de maneira conjunta e corresponsável.

Publicidade