O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou oficialmente a habilitação dos três primeiros estabelecimentos argentinos que podem nos exportar camarão. Nesse cenário, o secretário de agronegócio da Argentina, Luis Miguel Etchevehere, comemorou a decisão que permite ao nosso país "retomar as exportações para o Brasil deste produto que nos distingue mundialmente".
Além disso, ele destacou também que "em 2018, a Argentina exportou camarão para o mundo por mais de 1,3 bilhão de dólares, e os principais destinos foram a União Europeia, com uma quantidade vendida de 572 milhões de dólares e a China, com um total de 333 milhões de dólares", comenta o secretário, salientando a importância do camarão para a economia daquele país.
É importante destacar que o mercado para o camarão brasileiro permaneceu fechado para a Argentina por mais de seis anos, como resultado de uma ação judicial preliminar interposta pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). Essa medida que reverteu a abertura do mercado de que o MAP tinha feito em março de 2013, quando concluiu que não havia risco à saúde nas importações de camarão argentino e que, portanto, o mercado estava aberto. Esta medida cautelar foi cancelada em junho de 2019, permitindo a retomada dos embarques.
O governo argentino destaca também que a decisão da Justiça brasileira foi tomada com base em estudos científicos. Entre eles, um trabalho desenvolvido pelos dois países ainda em 2013. No informe, a Secretaria de Governo da Agroindústria enfatiza ainda que a cadeia produtiva de camarões argentina é altamente competitiva e apresenta grandes oportunidades para o país por seu potencial exportador.