SERVIÇOS AMBIENTAIS. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Frente Parlamentar Ambientalista reuniram-se, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tratar de agenda conjunta da Câmara em resposta à repercussão internacional sobre as recentes queimadas na Amazônia.
ENTREGA. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou do lançamento do Selo Arte no Rio Grande do Sul. Durante a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar na 42ª Expointer, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, assinou uma instrução normativa que estabelece a concessão do selo para o queijo serrano seguindo as normas do que determina o decreto que criou o selo.
EXPOINTER. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou reunião, pela primeira vez, na Expointer, Exposição Internacional de Animais, em Esteio (RS). O evento acontece desde 1972, no Parque de Exposições Assis Brasil, num espaço de 141 hectares. Os parlamentares debateram a pauta prioritária do setor para este semestre.
INCLUSÃO. Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 174, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que dispõe sobre a participação e a habilitação de cooperativas como fornecedoras de matéria-prima e prestadoras de serviço de assistência técnica e extensão rural no âmbito do Selo Combustível Social, instrumento que integra o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).
FOGO PROIBIDO. O presidente Jair Bolsonaro decretou a suspensão do emprego do fogo no território nacional pelo período de 60 dias. O prazo começou a contar dia (29), data de publicação do decreto no Diário Oficial da União. Ficam isentas de cumprir a determinação as atividades de controle de pragas e doenças por uso do fogo desde que autorizadas por órgão ambiental competente, as práticas de prevenção e combate a incêndios e de agricultura de subsistência executadas por indígenas e populações tradicionais, como quilombolas.
INDONÉSIA. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou a abertura do mercado de carnes brasileiras para a Indonésia. Segundo a ministra, serão 10 plantas habilitadas para a exportação de pelo menos 25 mil toneladas de carne bovina. "recebemos a boa notícia dessa conquista. Dez plantas frigoríficas brasileiras estarão prontas para essa exportação. Isso é bom para o nosso PIB, é bom para o nosso produtor rural", comemorou a ministra.
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com