Publicado em 03/10/2019 09h59

Soja tem dia de baixa em Chicago

Fundos especulativos incentivaram o movimento de venda, recuperando lucros de posições abertas
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (02.10) baixa de 5,75 pontos no contrato de Novembro/19, fechando em US$ 9,1375 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 1,00 e 5,75 pontos.

Os principais contratos futuros devolveram parte dos ganhos registrados nos últimos dias no mercado norte-americano da soja, em um dia de ‘correção’ e posições. Por outro lado, a China vai cumprindo o que foi ventilado e comprou mais 464 mil toneladas da safra 2019/20, dando sinais que a retomada da demanda será parcimoniosa. 

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, o mercado já abriu em baixa em Chicago e seguiu essa tendência ao longo de todo o dia: “Fundos especulativos incentivaram o movimento de venda, recuperando lucros de posições abertas no curto-prazo. Além do mais, o movimento foi impulsionado pela desaceleração da macroeconomia hoje, com o mercado acionário marcando baixas na maioria dos ativos norte e sul-americanos”. 

“Os fundamentos básicos para commodities agrícolas continuam os mesmos. A quebra de oferta nos Estados Unidos alimenta os ‘altistas’ no curto-prazo, enquanto que a enfraquecida demanda mundial é o principal combustível para o lado ‘baixista’ no longo-prazo. O índice de confiança no setor de manufatura nos EUA (também conhecido como PMI) caiu para 47,8%, sendo o menor valor desde 2009. A atualização trouxe preocupação especulativa frente a economia norte-americana”, concluem os analistas da ARC Mercosul.