Publicado em 03/10/2019 17h08

Austrália lança primeira aveia resistente a imiadzolinona

"As opções de herbicidas eram muito limitadas"
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Os produtores de grãos da Austrália terão uma gama de novas opções de variedades após lançamentos nas últimas semanas. A atração principal das novas variedades é a primeira aveia do mundo tolerante à imiadzolinona (imi), um herbicida amplamente utilizado nos sistemas de cultivo australianos. 

A Intergrain lançou a aveia de feno imi tolerante chamada Kingbale no Hart Field Days, na Austrália do Sul, no início do mês. Produzida por Michael Materne, conhecida por seu trabalho na indústria de pulsos, a cultivar de aveia, anteriormente conhecida por seu código de criação GIA1701, foi desenvolvida pela Grains Innovations Australia (GIA) e será comercializada pela Intergrain após um recente acordo com a GIA. 

Segundo o Dr. Materne, Kingbale, ele ofereceu aos cultivadores uma nova opção de herbicida para suas rotações de feno de aveia que permitirá um controle significativamente melhorado das ervas daninhas. "Enquanto examinávamos acerca de nossos testes de pulso, vimos culturas de aveia com ervas daninhas e aprendemos rapidamente que as opções de herbicidas eram muito limitadas", disse ele. 
 
Ele disse que a colheita era adequada para o cultivo onde havia um resíduo imi, o que significaria que uma variedade não tolerante era suscetível a danos a herbicidas. "A tolerância à imiadazolinona da Kingbale apoia a variedade como uma excelente opção, onde há preocupações com resíduos do uso da imidazolinona em culturas anteriores", disse. 

Uma variedade alta de aveia, Kingbale possui bom vigor precoce e dados preliminares mostram que possui um perfil de doença semelhante ao Wintaroo. O executivo-chefe da Intergrain, Tress Walmsley, disse que a variedade de aveia é ideal para o meio norte da Austrália do Sul, um grande produtor de exportação de feno de aveia.