Publicado em 03/10/2019 17h14

Rústicos marcam presença em exposição centenária de Bagé

Criadores de Angus estarão presentes na centenária Expofeira de Bagé, que chega à sua 107ª edição este ano
Por: Agrolink

Criadores de Angus estarão presentes na centenária Expofeira de Bagé, que chega à sua 107ª edição este ano. A exposição vai até 12 de outubro no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães e a participação da raça inclui julgamento, cursos e remate.

A entrada dos animais está marcada para a sexta-feira (11/10). No mesmo dia, duas palestras movimentam o Pavilhão Central da Rural de Bagé. A primeira delas, “A tecnologia e o melhoramento genético na construção da raça Angus”, será ministrada pelo gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, e vai falar sobre as vantagens da seleção. Depois, Marcelo Marona, supervisor da Genex Sul, fala aos criadores sobre as vantagens da inseminação para melhora dos rebanhos na palestra "Utilização da inseminação artificial x touro". A entrada será 1kg de alimento, mais R$ 5,00 com entrega de certificado.

No sábado (12/10), a partir das 9h, 20 trios de rústicos vão a julgamento sob avaliação da gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.  

A programação termina com o 2º remate Evolução Angus, às 16h de sábado, que vai ofertar 50 touros e 20 ventres Angus dos criatórios Sinuelo, Lagoa Preta, Ouro Preto, Barragem e Formosa.

A expectativa é de pista limpa. “Oferecemos animais de genética variada e uma negociação atrativa para os negócios”, diz o criador e presidente do Núcleo Regional de Criadores de Aberdeen Angus de Bagé, Lourival Simões. Segundo Simões, a grande vantagem é a taxa de apenas 2% para o comprador - em outros leilões, costuma ser 8%, explica. Além disso, criadores sócios da Associação Rural de Bagé não pagam a taxa.