Publicado em 07/10/2019 11h38

Caravana 4.0 do movimento Ideas For Milk, da Embrapa Gado de Leite, bate recorde e visita 52 instituições de ensino em 11 estados

A equipe de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite acaba de encerrar o circuito Caravana 4.0, primeira etapa do movimento Ideas For Milk, que objetiva fomentar a inovação na cadeia do leite no país. A ação envolve visita às principais universidades brasileiras para estimular os jovens talentos a propor soluções para os desafios da atividade.
Por: Ana Lívia Lopes | Texto Assessoria

No total, a Caravana 4.0 visitou 52 instituições de ensino, em 33 municípios de 11 estados, em todas as regiões do país. Esse resultado é recorde.

“Praticamente dobramos o número de eventos da Caravana 4.0 em relação a 2018. Esse resultado fantástico da equipe de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite demonstra a força do movimento Ideas For Milk. É uma empresa pública cumprindo o seu papel de fomento da atividade leiteira”, ressalta Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.

A Caravana 4.0 representa um dos pilares do Ideas For Milk. A ação da Embrapa Gado de Leite e de parceiros foi criada em 2016 para fomentar o surgimento de um ecossistema de inovação, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, no qual possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. As caravanas foram realizadas nos meses agosto e setembro e percorreram todas as regiões do país.

“A proposta da Caravana 4.0 é ser multidisciplinar, reunido, em um mesmo espaço, estudantes dos cursos de ciências agrárias, mais próximos dos problemas do setor produtivo, com outros de ciências da computação, engenharia, administração, economia etc. A cadeia produtiva do leite é bastante complexa e qualquer solução deve passar pela integração de conhecimentos”, diz Paulo Martins.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite destaca que a atividade leiteira movimenta cerca de R$ 84 bilhões por ano no Brasil, dentro e fora da fazenda, sendo bastante atraente do ponto de vista financeiro para novos empreendedores. “Uma em cada cinco startups do agronegócio estão na cadeia do leite. Com a Caravana 4.0 buscamos a ampliação dessa participação, apelando para a capacidade de compreender as novas possibilidades tecnológicas e a vontade de empreender dos jovens”, pontua Martins.

Após a Caravana 4.0, o movimento Ideas For Milk promove o bootcamp Vacathon (28 de outubro a 02 de novembro, em Juiz de Fora/MG) e, na sequência, o Desafio de Startups (22.11, no Cubo, em São Paulo/SP), que reúne as melhores ideias criativas inscritas. “Além da inovação digital, são aceitos projetos para o Desafio voltados para designer industrial, embalagens e produtos lácteos. Os projetos inscritos serão avaliados e selecionados regionalmente”, informa Paulo Martins.

As inscrições para o Desafio de Startups estão abertas no site www.ideasformilk.com.br.

O movimento Ideas For Milk é realizado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação, com correalização do Sebrae. A iniciativa tem patrocínio das seguintes instituições: Bayer Saúde Animal, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM e Viva Lácteos. Também são parceiros Cisco, Danone e IBM.

Publicidade