Publicado em 31/10/2019 11h44

Pesquisadores dobram produção de grãos do sorgo

"Quando esse hormônio diminui, você tem uma liberação de desenvolvimento que normalmente não ocorre"
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

Os cientistas de plantas do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) e do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS-USDA), em busca de soluções para os desafios globais da produção de alimentos, dobraram a quantidade de grãos que uma planta de sorgo pode produzir. O sorgo, uma das fontes mais importantes de alimentos, ração animal e biocombustível do mundo, é considerado um modelo de colheita para pesquisa porque possui uma alta tolerância às condições de seca, calor e alto teor de sal. 

O aumento da produção de grãos tornou-se ainda mais importante para criadores, agricultores e pesquisadores de plantas, que tentam abordar e superar questões de segurança alimentar relacionadas a mudanças climáticas, populações crescentes e escassez de terra e água. Liderada por Doreen Ware, professor adjunto da CSHL e cientista pesquisador do Departamento de Agricultura dos EUA, e pelo colega do USDA Zhanguo Xin, Ph.D, a equipe de pesquisa identificou novas variações genéticas que ocorreram no gene MSD2 do sorgo, aumentando em 200% o rendimento de grãos. O MSD2 faz parte de uma linha genética que aumenta a fertilidade das flores, diminuindo a quantidade de ácido jasmônico, um hormônio que controla o desenvolvimento de sementes e flores. 

"Quando esse hormônio diminui, você tem uma liberação de desenvolvimento que normalmente não ocorre", disse Nicholas Gladman, pós-doutorado no laboratório de Ware e primeiro autor do estudo, publicado recentemente no The International Journal of Molecular Sciences.. "Isso permite a formação completa dos órgãos sexuais femininos nessas flores, o que permite aumentar a fertilidade", completa.