Publicado em 15/10/2014 11h42

Embrapa realiza teste com inseticida contra lagarta-do-cartucho

Controlar a praga “lagarta-do-cartucho” das lavouras de milho, soja, feijão, algodão e de outras culturas vêm sendo o desafio de milhares de agricultores em todo o Brasil, pois, quando instalada na lavoura, a praga é responsável pela queda significativa na produção. A tarefa, no entanto, não é fácil, uma vez que a praga já vem demonstrando resistência a inseticidas e até mesmo a sementes transgênicas.
Por: JM Online

lagarta_cartucho

Para auxiliar os produtores brasileiros nessa tarefa, a Embrapa desenvolveu uma tecnologia que consiste na produção de um Baculovirus para atuar no controle biológico da praga. Para fazer a tecnologia desenvolvida pela Embrapa se transformar em um produto utilizado em nível comercial, o farmacêutico Paulo César Manara Bittar está desenvolvendo um teste no laboratório das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) para a fabricação de um inseticida biológico utilizando o Baculovirus spodoptera.

O teste foi realizado no laboratório de Análises, Biotecnologia e Química de Alimentos da Fazu. “O teste que estamos fazendo é o de secagem em câmara de vácuo e vai nos mostrar se esse tipo de secagem é o ideal para chegarmos ao produto final. Estamos na fase final de desenvolvimento desse produto que deve começar a ser comercializado no fim de 2015 ou início de 2016”, conta Paulo César.