Publicado em 26/05/2020 16h06

Nanotecnologia pode aumentar rendimento em crises

Estudo busca inovações para tempos como este
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A atividade metabólica das sementes ou raízes pode ser aumentada no início de sua jornada no solo usando nanotecnologia, o que resultará em melhor crescimento das plantas e ótima assimilação de nutrientes, o que pode ser útil em momentos de crise. Foi isso que afirmou um estudo publicado no Mongabay, que é um site internacional especializado em estudos deste tipo. 

De acordo com um relatório da Mongabay, a nanotecnologia pode efetivamente tratar sementes e raízes para aumentar a produção com recursos mínimos. "A ideia é nos preparar para futuras ferramentas de agro-produtividade, que podem ser executadas com recursos mínimos e em qualquer tipo de emergência - seja em terrenos difíceis, situações de guerra, pandemias / epidemias ou mesmo embargos comerciais internacionais", Himanshi Jangir , um estudante de doutorado do IIT Kanpur's Design Program, um dos autores. 

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em situações como o atual bloqueio para coibir a disseminação do COVID-19, os agricultores acham difícil obter recursos vitais, como sementes, fertilizantes e trabalho de campo. As culturas já plantadas estão em risco devido à falta de trabalho e a maioria dos trabalhadores migrantes foi forçada a voltar para casa devido a medidas de quarentena, principalmente em locais mais específicos, como na Índia, por exemplo. 

Segundo Jangir, a pandemia do COVID-19 levou os cientistas a projetar estratégias sustentáveis futuristas que são localmente viáveis, como a nanotecnologia, para os setores agrícolas. Segundo relatos, a Índia iniciou uma Missão Nacional de Nanotecnologia há mais de uma década. Esse campo foi utilizado no setor agrícola, considerado a espinha dorsal da economia indiana.