Publicado em 26/05/2020 16h07

Índia aproveita trégua da Covid-19 para deter gafanhotos

Medo é de que nova onda da doença impeça novamente os agricultores
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Oficiais de três estados da Índia estão correndo para controlar os enxames de gafanhotos do deserto que agora se espalharam, aumentando os desafios logísticos das autoridades distritais em um momento em que a propagação da doença de coronavírus (Covid-19) foi a principal prioridade. Eles estão aproveitando uma trégua antes que outra onda da doença causada pelo novo coronavírus os impeça de novo. 

As agências estaduais e federais precisam eliminar o máximo possível desses gafanhotos antes da chegada das monções, o ponto em que os enxames poderiam passar por outra rodada de criação e se transformar em uma ameaça maior, disse a Organização de Alerta de Gafanhotos do Ministério da Agricultura da União.  

“Se não formos capazes de controlar os sub-adultos (os enxames que já estão no MP e no Rajastão), eles se tornarão adultos e voltarão aos criadouros de verão ao longo da fronteira Indo-Pak no deserto. Se houver boas chuvas, a umidade o tornará propício para a postura de ovos em solo arenoso. Talvez tenhamos de enfrentar uma segunda geração de gafanhotos do deserto. Se eles não são controlados no estágio de tremonha, eles se transformam em enxames que novamente representam um desafio para nós”, disse KL Gurja, do governo indiano. 

A atualização da situação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) disse que a criação de primavera continua no sul do Irã e no sudoeste do Paquistão, onde estão em andamento operações de controle contra grupos e faixas de tremonhas. À medida que a vegetação seca, mais grupos e enxames se formarão e se moverão dessas áreas para as áreas de reprodução de verão em ambos os lados da fronteira, com várias ondas a partir de agora até o início de julho.