Publicado em 29/05/2020 22h54

UE reduz perspectivas de trigo para 2020/2021

Além disso, as exportações de trigo da UE também foram reduzidas
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A Comissão Europeia reduziu a produção de trigo da União Europeia (EU) em 2020/2021 de 121,5 milhões de toneladas, ante estimativa anterior de 125,8 milhões de toneladas há um mês, segundo a Reuters. A previsão reduzida da Comissão Europeia ocorre depois que o serviço de monitoramento de colheitas da UE diminuiu sua perspectiva devido ao clima seco e uma primavera quente, informou a Reuters. 

Além disso, as exportações de trigo da UE também foram reduzidas para a safra 2020/2021, indicaram os dados. A previsão é exportar 26,5 milhões de toneladas de trigo, em comparação com a estimativa anterior de 28 milhões de toneladas, segundo a Reuters. 

Ainda no mercado internacional, os preços locais do trigo na África do Sul aumentaram para US$ 300 por tonelada em abril, segundo um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O trigo é o segundo grão mais consumido no país, portanto, qualquer aumento significativo de preço tem um impacto prejudicial nas despesas com alimentos dos consumidores. 

A África do Sul é um importador líquido de trigo, portanto, os preços locais do trigo são impactados por movimentos nos preços internacionais do trigo, pela força da taxa de câmbio da rand sul-africana e pelas flutuações nos custos de transporte. O rand se depreciou em 25% em relação ao dólar americano desde janeiro. 

Devido à incerteza em relação ao impacto do COVID-19 na economia global, os valores das moedas de mercados emergentes vêm se enfraquecendo, uma vez que moedas estáveis e menos arriscadas foram favorecidas.