Publicidade
Publicado em 01/06/2020 20h02

Saiba os 5 principais mitos da energia solar

Tema tem se destacado no último ano devido a frequência do debate sobre sustentabilidade
Por: Aline Merladete | Agrolink

A energia solar está em alta. O tema tem se destacado no último ano devido a frequência do debate sobre sustentabilidade, e aos constantes aumentos na conta de energia elétrica.

Diante desse cenário, diversas informações falsas têm sido propagadas, alimentando inseguranças desnecessárias acerca da tecnologia.

Veja as informações que o engenheiro Diogo Dallapicula, da Fortlev Solar, elaborou uma lista com os 5 principais mitos sobre energia solar. Confira:

“Os equipamentos são caros e o investimento não compensa”
Os preços das tecnologias de energia solar, atualmente, estão em sua fase de maior acessibilidade. Além disso, é importante lembrar que, por meio do sistema fotovoltaico, é possível reduzir o valor da conta de luz em até 95%. O famoso “payback”, que é o retorno do valor investido ao bolso do consumidor, ocorre em até 4 anos para sistemas residenciais.

“O sistema não funciona em dias frios e nublados”
O necessário para que os módulos gerem energia com eficiência é unicamente a luz solar, não importando se o tempo está frio ou quente. Em dias nublados, o sistema gera menos energia, porém permanece gerando.

“As manutenções são caras e frequentes”
Os módulos são estruturas muito simples e não exigem manutenções frequentes. As placas são resistentes e ficam instaladas em uma posição fixa. O único problema que pode ocorrer é o acúmulo de sujeira, que pode ser resolvido até mesmo com a ação da chuva. Ao menos duas vezes por ano, é interessante lavar o equipamento sem necessidade de nenhum tipo de produto químico. 

“Não é possível utilizar a energia produzida em um local em outro espaço”
Essa prática existe e é denominada como “autoconsumo remoto”, que é quando o comprador gera energia em uma unidade e utiliza o excedente para compensar outras contas, da mesma titularidade e dentro da área de concessão da distribuidora. Desta forma, é possível gerar energia, por exemplo, em uma fazenda e, o que sobrar, pode ser compensado na conta de casa. Para empresas, há ainda a possibilidade de gerar energia em uma sede e compensar nas filiais.

“Não existem distribuidoras capixabas especializadas em energia solar”
Vislumbrando a sustentabilidade dos sistemas fotovoltaicos e pensando no futuro, a Fortlev, conhecida e renomada no ramo de caixas d’água, tubos e conexões, agora possui a empresa “Solar”, distribuidora especializada em tecnologias do segmento. A sede do negócio fica na Avenida Fernando Ferrari, em Jabour, Vitória.

Publicidade