Publicado em 01/06/2020 20h35

Empresa lança vacina contra Gumboro

Doses trazem diferencial para o mercado avícola brasileiro
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

A Doença de Gumboro ou Doença Infecciosa da Bursa ataca a produção de aves, especialmente as mais jovens, causando perdas de produtividade, mortalidade e, consequentemente, perdas econômicas. A transmissão se dá via oral, respiratória ou ocular e se espalha rapidamente. A ave apresenta diarréia, prostração, inapetência, redução de crescimento, desidratação e infecções secundarias são muito comuns.

A Phibro Saúde Animal acaba de lançar a vacina MB-1 contra a doença. Resultado de um processo de inovação tecnológica, a vacina de vírus vivo é adaptada à cinética dos anticorpos maternos, atuando de maneira diferenciada em cada indivíduo, diminuindo assim a janela de vulnerabilidade imunológica. A cepa MB utiliza os anticorpos maternos para formar complexos imunes naturalmente. Com isso, há uma resposta ainda mais precoce: até 4 dias antes quando comparada às vacinas de imunocomplexo. 

“A indústria avícola precisa investir continuamente em recursos técnicos e econômicos para sua prevenção e controle. O vírus da IBD acomete um importante órgão linfoide primário, a Bolsa de Fabricius, e sua infecção compromete a resposta imune mediada pelos linfócitos B e produção de anticorpos. Após infectadas, as aves tendem a desenvolver algum grau de imunossupressão, provocando disfunção da resposta imune e abrindo as portas para a ocorrência de diversas doenças”, explica a médica veterinária Eva Hunka, gerente de Negócios Biológicos da Phibro Saúde Animal.

*Com infomações da assessoria de imprensa