Publicado em 02/06/2020 12h49

Soja patina com incertezas no cenário externo

Escalada das tensões políticas e comerciais entre Estados Unidos e China
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na sexta-feira (1º.06) baixa de 0,25 ponto no contrato de Julho/20, fechando em US$ 8,405 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com ligeiras variações mistas.

“De fontes privadas soube-se que a China comprou três navios de soja americanos, uma notícia que apoiava os preços. No entanto, o contexto permanece dominado pela forte incerteza diante da escalada das tensões políticas e comerciais entre os dois países. Enquanto isso, o mercado aguardava o relatório semanal de safra do USDA, onde se espera que haja um avanço no plantio de cerca de 79% da área”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, o mercado iniciou a semana com muita agitação nos noticiários, entretanto pouca ação nos preços: “Logo pela manhã, a especulação recebeu a ‘novidade’ de que a China aplicaria fortes retaliações sobre os produtos agrícolas de origem estadunidense, cortando as compras de soja e carne suína. Entretanto, ao longo do dia, nada foi confirmado”.

“Muito pelo contrário, nossas fontes nos portos dos Estados Unidos afirmaram que empresas chinesas ainda estavam lançando ofertas de compra da oleaginosa norte-americana para embarque pós-colheita. Os operadores do mercado preferiram se manter isentos na entrada de qualquer posição especulativa, uma vez que mais pronunciamentos nestes próximos dias deverão esclarecer a atual relação de Trump e Jinping”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Publicidade