Publicado em 02/06/2020 20h45

Expectativa dos produtores dos EUA é de baixa de três anos

O barômetro registrou uma leitura de 96 pontos
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

As preocupações com o coronavírus, a queda nos preços das commodities e as interrupções na cadeia de suprimentos afundaram o sentimento dos produtores agrícolas dos EUA em uma baixa de três anos, de acordo com o Barômetro de Economia da Universidade Purdue University / CME de abril divulgado em 2 de junho.  

O barômetro registrou uma leitura de 96, marcando a primeira vez em que caiu abaixo de 100 desde outubro de 2016 e registrando 72 pontos abaixo de seu recorde, apenas dois meses antes. O Barômetro Ag Economy é baseado nas respostas de 400 produtores agrícolas dos EUA e a pesquisa deste mês foi realizada de 19 a 24 de abril. 

As expectativas dos produtores em relação às condições econômicas agrícolas atuais e futuras também caíram acentuadamente. O Índice de Condições Atuais sofreu a maior queda em um mês, caindo 39 pontos em abril, para uma leitura de 72, e o Índice de Expectativas Futuras caiu 18 pontos, para uma leitura de 108. O declínio de abril levou o Índice de Condições Atuais 53% abaixo de seu recorde histórico em fevereiro, enquanto o Índice de Expectativas Futuras caiu 39% no mesmo período de dois meses. 

"Nos últimos dois meses, os produtores sentiram as primeiras ondas de choque criadas pelo coronavírus", disse James Mintert , principal pesquisador do barômetro e diretor do Centro de Agricultura Comercial da Universidade de Purdue. "As interrupções na cadeia de suprimentos estão levando muitos a procurar maneiras de mitigar os riscos nesse ambiente incerto, e as quedas acentuadas nos preços das commodities adicionaram pressão financeira significativa em muitas operações agrícolas dos EUA", completou.