Publicado em 03/06/2020 16h50

Você está sendo resiliente para superar esta crise?

A resiliência é um aspecto psicológico, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com os problemas, superar obstáculos ou até sobre como resistir à pressão de situações adversas como choque, estresse etc...Sem entrar num surto psicológico.
Por: Eduardo E. Karmouche | SGN-Soluções Globais de Negócios

cios-crise

Então, o que você está fazendo de forma diferente? Para impulsionar/catapultar o seu negócio ainda mais para o sucesso, fantásticas realizações e sua merecida grandeza?

Se você já tem uma grande e excelente resposta. Então, por favor pare de ler. Senão, aqui estão alguns pensamentos para inspirar você a buscar inovações superiores, maiores e melhores pensando nas áreas de marketing, estratégia, inovação e auto-gestão.

Winston Churchill é famoso por fazer o menor discurso já registrado:

"Nunca ceda. Nunca, nunca, absolutamente nunca desista. Em nada..seja grande e/ou pequeno, grande e/ou mesquinho. Nunca desista, exceto com relação as suas convicções de honra e de bom senso. Absolutamente nunca ceda à força. Nunca ceda ao poder aparentemente esmagador do seu inimigo".

Qual é a implicação disso? Bem, acho que há muitas.

Se você for uma empresa que está lutando para sobreviver neste assustador cenário econômico.

Respire fundo, alinhe a direção das suas velas, retire a poeira dos seus ombros e salte de volta para o ringue. Mas, não para lutar contra a sua  concorrência. Em vez disso, embarque na luta contra a mediocridade e a comoditização.

Concentrando-se em satisfazer o seu mercado, não os seus próprios interesses.

Em tudo o que você fizer venda...uma liderança.

Demonstre as pessoas que você sente a sua dor, suas esperanças, seus sonhos, seus medos e as suas necessidades.

Definitivamente proporcione às pessoas idéias, informações, conselhos que tenham um valor verdadeiro ou um propósito para eles. Não para você.

Faça do seu mercado, do seu cliente, do seu prospecto o destinatário ideal para qualquer comunicação que você estiver enviando. Torne-os o centro das atenções.

Nada será sobre você. É tudo sobre eles

Isto pode até soar um pouco estranho. Mas, a maioria das pessoas se apaixona pelo produto, pelo serviço, pela empresa ou pelo seu segmento de atividades. Em vez disso, experimente apaixonar-se pelas pessoas que você está servindo. Com as pessoas que você está absolutamente se comunicando e conectando.

Demonstre às pessoas que são importantes. Suas vidas, seus interesses e a sua situação realmente importam tanto para você quanto para a sua empresa.

Na vida e nos negócios. Nós somos recompensados através de uma proporção direta pelo valor, pela contribuição e pelo benefício que levarmos para os outros.

Lembre-se que todo o conceito de valores, benefícios e contribuições são totalmente...subjetivos.

O que você achar que é atraente e interessante. O seu mercado poderá achar totalmente inútil.

Sempre pergunte a si mesmo e a sua equipe através do seu marketing. Será que você está realmente agregando valores aos seus clientes?

A grande maioria das empresas são como meras “mercadorias” marginalizadas. São vendedores não distinguíveis de “coisas”.

Provendo algo sem originalidade, nada superior, sem uma consistência e sem uma experiência superior. Não oferecem nenhum beneficio ou vantagem distinta para os seus clientes.

Por outro lado, verdadeiros empresários e empresárias, esforçam-se para criar algo novo e melhor para o mercado em que atuam. Eles criam valores verdadeiros para seus clientes.

Eles têm uma paixão, um propósito. Um grande senso de possibilidades. Eles não são ambivalentes. Eles são tudo menos apáticos.

Verdadeiros empresários amam as mudanças. Eles vivem pela oportunidade de flexionarem os seus cérebros, sua criatividade e a minha pergunta é a seguinte:

“Será que você está satisfeito com um faturamento mediano? Ou você está no jogo para criar algo (ou algumas coisas) novas, diferentes e melhores para o seu mercado?

Será que você está sendo resiliente a crise econômica que está assolando o mundo? Ou será que você sucumbirá já na primeira dificuldade?

Finalmente, você deve estar disposto a perceber que as mudanças são uma oportunidade, não uma ameaça!

Pare de se agarrar ao que já existe. Avanços ocorrem apenas quando você está perseguindo algo melhor. Peter Drucker dizia que os verdadeiros empreendedores são inundados com "rerum novarum cupidus".

Isso é uma frase em latin que significa: "Ansioso para obter coisas novas".

Empreendedorismo, inovação. Nada disso vem automaticamente. Necessariamente não será algo natural.

Mas a satisfação e a realização virão através da vontade de inovar. Isto colocará você numa posição de liderança. Com benefícios diretos para o seu mercado. E será inimaginavelmente gratificante.

Então meu caro leitor. Será que já não chegou o tempo de você ser uma versão melhor, superior, mais sensata, mais lógica e muito mais lucrativa do que todos os seus concorrentes genéricos para os seus clientes?