Publicado em 05/06/2020 19h23

Entregas de fertilizantes aumentam 10%, diz ANDA

As importações sofreram queda em relação ao ano passado
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) afirmou que as entregas de fertilizantes ao mercado aumentaram 10,3% em janeiro, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, totalizando 3.046.695 toneladas, segundo informações divulgadas pela GlobalFert. Em relação à produção nacional, foi possível afirmar que houve uma queda de 12,4%, sendo registradas 594.493 toneladas de fertilizantes intermediários. 

De acordo com a GlobalFert, então, as importações também sofreram queda em comparação com janeiro de 2019, o volume registrado de 2.143.978 toneladas foi 14,7% inferior ao registrado no ano passado. Quando este resultado é comparado com o que foi estipulado no mês de dezembro de 2019, a queda analisada foi de 10%. 

No mês de maio as importações de fertilizantes totalizaram 2.434.995 toneladas, o que representa uma alta de 32% em relação ao mês de abril, onde o volume registrado foi de 1.848.578 toneladas, completou a GlobalFert.  

Enquanto no Brasil a entrega e as importações de fertilizantes aumentam, no Nepal os agricultores ficaram sem o produto, de acordo com a GlobalFert citando o Kathmandu Post. A situação, que já era complicada devido ao coronavírus, foi agravada pelas crescentes tensões na fronteira entre Índia e Nepal devido aos territórios disputados. 

Para a temporada de arroz deste ano, a Agricultural Inputs e o Sal Trading anunciaram uma licitação para a importação de 25 mil toneladas de fosfato de diamônio e 71 mil toneladas de ureia, mas os fertilizantes encomendados estavam presos em Calcutá (Índia). Segundo a empresa de insumos agrícolas, o estoque atual de fertilizantes no país vai durar cerca de um mês, finalizou a GlobalFert.