Segundo o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, o cumprimento do vazio é indispensável para o controle de pragas e doenças nas lavouras de soja. “Em 90 dias começaremos uma nova safra de soja, e cumprir com o vazio é uma questão de responsabilidade sanitária e econômica, levando em consideração que a proliferação de doenças diminuem a qualidade da planta e impacta diretamente na produtividade da fazenda”.
Dobashi reforça que é preciso responsabilidade neste período. “Vazio sanitário é nossa principal ferramenta para combater determinados inimigos das lavouras, como a clássica ferrugem asiática. Além das penalidades já previstas em lei, o não cumprimento nos leva a consequências negativas, a ponto de impactar o mercado internacional e na demanda pela produção”.
O período de plantio da oleaginosa no Estado fica permitido a partir de 16 de setembro até 31 de dezembro deste ano. A Associação lembra aos sojicultores que é obrigatório o cadastro da área que será destinada ao cultivo, junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), pelo site www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio.