Argentina faz aplicação aérea contra gafanhotos
Publicado em 03/07/2020 12h01

Argentina faz aplicação aérea contra gafanhotos

Pulverização foi realizada com apoio de aviões agrícolas
Por: Da Redação

A operação aérea para combater a nuvem de gafanhotos na Argentina deu resultado. Parte dos insetos morreu, enquanto outros foram encontrados se debatendo ou voando de maneira irregular, informou o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa).

A ofensiva foi realizada em 115 hectares, na quinta-feira (2/7), nas redondezas da cidade de Paraje El Descanso, na província de Corrientes. Conforme a agência governamental, a aplicação começou às 10h e durou 45 minutos, cobrindo toda a área com gafanhotos, em um local conhecido como Estância San José.

 “De manhã, foram feitas aplicações aéreas. Uma equipe que lida com os gafanhotos foi a cavalo até o local de assentamento da nuvem para corroborar os resultados do tratamento, que conseguiu reduzir a densidade da praga”, disse o órgão, em boletim técnico.

Segundo o Senasa, as equipes estavam localizadas em pontos diferentes para visualizar um eventual voo da nuvem restante três horas depois da aplicação. Mas, mesmo com condições climáticas favoráveis à fuga, já que a temperatura chegou a 17ºC durante o dia, isso não ocorreu. 

O engenheiro agrônomo responsável pelo Programa Nacional de Gafanhotos do Senasa, Hector Emilio Medina, chegou a dizer, em videoconferência com autoridades de Brasil e Uruguai na quinta-feira, que o objetivo da ação aérea não era um controle total, mas desestabilizar a nuvem. No entanto, a expectativa é de que boa parte tenha sido eliminada.

O levantamento final de quantos gafanhotos foram eliminados deve ser feito nesta sexta-feira.