Publicado em 04/08/2020 08h43

Cientistas rebatem críticas do agro sobre estudo que associa carne e soja ao desmatamento

Grupo detalhou argumentos sobre produtos exportados à Europa estarem "potencialmente contaminados" com desmatamento ilegal
Por: Estadão Conteúdo

Um grupo de cientistas do Brasil escreveu uma carta rebatendo as críticas ao estudo liderado pelo pesquisador Raoni Rajão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicado em julho na revista Science.

O estudo, intitulado "As maçãs podres do agronegócio", na tradução em português, levantou que pelo menos 17% da carne e 20% da soja produzidas nos biomas Amazônia e Cerrado e exportadas para a União Europeia estariam "potencialmente contaminadas" com o desmatamento ilegal.

A pesquisa despertou forte polêmica, sendo questionada por vários segmentos do agronegócio, entre entidades de produtores, representantes do governo e consultores.

Essa reação, entretanto, é "contraproducente", de acordo com a carta assinada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, além da Fundação Florestal do Estado de São Paulo (SMA-FF) e do climatologista Carlos Afonso Nobre, que já atuou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para eles, "não há como ocultar a gravidade do desmatamento ilegal, do descumprimento explícito do Código Florestal, das invasões de terras públicas e protegidas, da apropriação de recursos naturais, dos incêndios criminosos, entre outros problemas associados ao mau uso da terra sob a ótica equivocada de expansão crescente e contínua das fronteiras de produção agropecuária. Tais problemas demandam soluções para as quais a Ciência pode, mais uma vez, ser uma importante aliada dos produtores rurais".

De acordo com os cientistas, a reação do agronegócio ao estudo "despreza as contribuições científicas passadas e atuais para a eficiência e a sustentabilidade da agropecuária". Além disso, assinalam que "vale lembrar que o Brasil só é uma potência agropecuária hoje, em grande parte, devido aos avanços científicos e tecnológicos".

Ainda segundo o documento, todos os avanços no setor agropecuário - inclusive os ligados à sustentabilidade - foram conquistados com "ciência robusta e ancorada em pesquisas sérias e auditadas".

Desta forma, reafirmem, a pesquisa liderada pelo professor Rajão e publicada na Science seguiu os mesmos e sérios preceitos. "Eles auditaram a metodologia usada, os resultados obtidos e avaliaram se as afirmações contidas no artigo estavam sustentadas na ciência, na realidade de campo e nas análises feitas pelos pesquisadores".

Ainda de acordo com a carta, as conclusões do estudo publicado na Science "convergem com as de muitos artigos científicos e de levantamentos regulares de dados oficiais feitos no Brasil". E ainda "são conservadores" em relação à área de fato ilegalmente desmatada no país para a expansão do agronegócio.

Segundo os cientistas, o estudo olha para desmatamentos "comprovadamente ilegais", e "qualifica provavelmente menos propriedades ilegais do que uma análise mais direcionada apontaria". 

Outro argumento utilizado pelos consultores do agronegócio e que não é factível, conforme a carta agora publicada pelos cientistas, é o de que as propriedades qualificadas no estudo do professor Rajão como "ilegais" poderiam estar compensando passivos florestais em suas propriedades em outras áreas, dentro do mesmo bioma.

"Não poderiam, pois, de acordo com o Código Florestal a compensação não pode ser usada para viabilizar novos desmatamentos em propriedades que já tenham passivos", dizem os pesquisadores.

A carta defende, ainda, que a crítica honesta ao estudo "é essencial para o progresso do conhecimento científico" e que Raoni Rajão e equipe usaram "dados públicos, metodologia aberta, transparente e replicável".

"As críticas feitas à boa ciência por parte minoritária do agronegócio, sem argumentos robustos e embasamento, representam uma tentativa de usar o conhecimento científico somente quando for conveniente ou quando esses conhecimentos confirmam suas percepções e visões de mundo"

Trecho da carta dos cientistas

Por fim, sentenciam que "não há trilha viável" para o agronegócio brasileiro se não forem equacionados seus equívocos e inconsistências legais, ambientais e sociais". E dizem ainda que "uma grande parte do agronegócio está buscando se adequar de forma responsável às demandas da sociedade por sustentabilidade. Esta parte encontrará apoio no bom conhecimento científico".