Publicado em 04/08/2020 09h44

Lely chega a 10 mil robôs aproximadores de ração animal no mundo

O marco foi alcançado após instalação do equipamento em fazenda japonesa
Por: Assessoria de Imprensa

A distribuidora Lely no Japão instalou o aproximador de ração animal Juno de número 10 mil. O equipamento pertence à Fazenda Dream Hill, que começou em abril com oito robôs Lely Astronaut A5 e meses depois duplicou o número de ordenhas eletrônicas, além de adquirir dois Junos.

A Lely, empresa referência no mundo em soluções em automação para as atividades relacionadas ao manejo e instalações de vacas leiteiras, desenvolveu o robô Juno em 2008 e três anos depois um segundo modelo, mais compacto e mais atraente do ponto de vista econômico, foi adicionado ao portfólio.

O gerente de Vendas da Lely Brasil, João Vicente Pedreira, explica que os animais em confinamento tem por hábito selecionar os alimentos e esse movimento acaba espalhando a dieta e afastando do seu alcance. Por isso a ação do robô é importante para empurrar de volta a comida para próximo dos animais ao longo do dia, independente dos imprevistos que acontecem na fazenda.

“Com o Juno é possível programar a aproximação do alimento em horários determinados, se encaixando na rotina da fazenda da maneira que o produtor achar necessário. Essa disponibilidade contínua da ração total do cocho influencia o consumo de matéria seca e aumenta a produção de leite. Além disso, se compararmos com a forma que a grande maioria das fazendas faz essa tarefa, com trator, o Juno é bastante econômico, pois é a bateria”, detalha Pedreira.

Presença de robôs tem crescido na América Latina

Segundo Pedreira, as vendas do Juno em países latino-americanos estão crescendo substancialmente, na medida em que o produtor rural entende como o robô aproximador de ração pode trazer benefícios significativos para a sua propriedade.  

“A disponibilidade constante de alimento estimula o tráfego das vacas e aumenta o consumo de matéria seca em cerca de 4%, especialmente durante à noite, além de reduzir as sobras. Quando combinado com um robô de ordenha Astronaut, o Lely Juno, ao estimular o consumo e a atividade dos animais, aumenta ainda a taxa de visitas ao robô em 10,9%, ao longo do dia. Mais visitas resultam em maior produção de leite”, conclui Pedreira.

Publicidade