Publicado em 16/10/2014 08h51

Software ajuda o produtor de leite com a dieta dos animais

Programa desenvolvido pelo Departamento de Zootecnia da Esalq/USP mostra dados precisos ao pecuarista
Por: Canal Rural

Um software desenvolvido pelo Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, chamado de RLM Leite, mostra ao pecuarista dados precisos para os componentes da dieta dos animais. O programa detalha para o produtor de leite dados sobre o animal e o ambiente onde vive. Também é possível ver detalhes como temperatura, topografia e a distância entre o piquete e a ordenha. Depois disso, são colocados os preços de cada alimento que pode fazer parte da dieta. No Brasil, cerca de 70 produtores já utilizam o programa.

– O programa é baseado nas descrições do animal. A dieta atende as exigências da maneira mais eficiente e mais barata possível. É uma ferramenta poderosa para o produtor. No programa o pecuarista pode ver o preço dos produtos e ingredientes do interesse para a dieta dos seus animais – diz o pesquisador responsável, Dante Pazzaneze Lanna.

O produtor tem a opção de modificar o que foi colocado pelo sistema. Mas, segundo o professor, isso deve ser feito apenas por quem tem conhecimento em nutrição. O grande atrativo do programa é que os pesquisadores adequaram as dietas aos alimentos, ao clima e às raças criadas no Brasil. Antes, grande parte dos softwares eram baseados em dados de rebanhos de fora, principalmente dos Estados Unidos.

O doutor Thiago Albertini trabalha na otimização do sistema e faz testes na Esalq/USP. No local é identificado o que cada animal consume, com mais precisão e economia para o produtor.

– Nossos modelos levam em consideração a variação existente entre os indivíduos, então a gente consegue fazer modelos mais apurados, mais precisos. Assim, o produtor vai ter uma resposta melhor para estimar o consumo e a produção do leite de seus animais. Quanto mais informação tiver, além de estruturas para teste, melhor ainda vai ser o desenvolvimento dos nossos modelos para estimar as exigências dos animais – conclui.

Publicidade