Publicado em 16/10/2014 08h55

Com seca, número de queimadas cresce em Minas Gerais

Nas últimas 24 horas foram 494 focos de incêndio no Estado
Por: Canal Rural

queimadas 1610

Um levantamento feito pelo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que nas últimas 24 horas Minas Geraisfoi o Estado com o maior número de queimadas no país, com494 focos de incêndio.

Na propriedade de Djalma Tiveron ainda é possivel ver o rastro de destruição das chamas, que em pouco mais de 10 horas consumiram quase 350 hectares da fazenda.

- Dizem que o homem não chora, mas eu desabei. Você não queira saber o tanto que é triste. A gente desaba, não aguenta. Eu sou muito emotivo e parece até que eu estava querendo apagar o fogo com lágrimas.

O fogo começou de madrugada, por volta das 4h. O mato seco e o vento espalharam as chamas, que rapidamente consumiram uma grande área da fazenda. O produtor conseguiu recolher o gado a tempo, mas hoje não possui pasto para alimentar os animais

- Eles vão ter que sair daqui porque não tem o que comer. Eu tenho umas 10 doadoras senepol que eu não posso tirar daqui agora. Isso tem um custo. Fica difícil conscientemente fazer uma avaliação em função disso, mas que é muito dinheiro é. Para chegar ao estágio que a fazenda estava vai pelo menos R$ 150 mil.

De janeiro a outubro desse ano, Uberaba registrou 430 focos de incêndio, aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2013. Para o tenente do Corpo de Bombeiros da cidade, Antônio Aparecido da Silva, o clima seco e a falta de conscientização da população são os principais responsáveis pelos números.

- Nós estamos em uma época muita seca, com o tempo muito quente. A vegetação fica muito suscetível a queimadas. Qualquer descuido das pessoas que queimam cigarro ou uma limpeza de terreno pode provocar esses incêndios e alguns tomam proporções que ficam fora de controle – comenta.

O tenente ainda faz um alerta e pede atenção para os produtores que forem realizar as queimadas autorizadas nas propriedades.

- Avisar aos proprietários vizinhos nas zonas rurais dessa quiema. É importante que todos tenham consciência que vai ter essa queima para que as pessoas possam tomar cuidados. E quando for queimar áreas grandes, fazer as queimas em áreas pequenas por vez para ficar mais fácil de acompanhar de controlar e evitar que tome proporções maiores.