Publicidade
Publicado em 16/10/2014 08h58

Mato Grosso terá chuvas isoladas e de baixo volume

No Rio Grande do Sul, volta a chover forte nesta quinta, dia 16, interrompendo novamente o plantio de arroz
Por: Canal Rural

chuvacampo 1610

As pancadas de chuva que vem ocorrendo sobre o Estado de Mato Grosso continuam sendo isoladas e de baixo volume acumulado. Mesmo assim, nas áreas em que a chuva está ocorrendo, a soja está sendo beneficiada. No noroeste de Mato Grosso os volumes registrados permitem o desenvolvimento das plantas, além da retomada do plantio. Por outro lado, no restante do Estado e nas demais áreas do Centro-Oeste, a semana ainda se manterá quente e com tempo seco. 

A cautela por parte dos produtores para a realização de novos plantios de soja no Estado deve ser mantida. Nos 14 primeiros dias de outubro, o tempo seco já provocou a morte de muitas plantas de soja, que deverão ser replantadas ao longo das próximas semanas.

– Chuvas boas mesmo, aquelas para dar total segurança ao produtor, somente após o dia 22 de outubro – garante Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar.

No Rio Grande do Sul, depois de dois dias de tempo mais firme, a previsão indica mudanças a partir desta quinta, dia 16. O tempo volta a fechar em todo o Estado e a previsão é de chuvas fortes, principalmente na metade leste, onde os volumes acumulados podem ultrapassar os 50 milímetros, em três dias.

O tempo só deverá abrir novamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no domingo, dia 19. Já no Paraná, a semana será de tempo firme e sem previsões para chuvas, o que levará à desaceleração do ritmo de plantio da soja, milho e feijão, mas favorecerá a continuidade da colheita do trigo. Só para o domingo é que há previsão de chuvas para todo o Estado. 

Publicidade