Publicado em 17/09/2020 23h23

Fumaça de incêndios no Pantanal se desloca em direção ao sul do Brasil

Vento também pode levá-la até São Paulo entre quinta e sexta-feira, com possibilidade de chuva negra, segundo o Climatempo
Por: Agência Brasil

fogopantanal

A fumaça proveniente dos focos de incêndio observados com intensidade desde o começo do mês na região do Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está se deslocando para o sul do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as imagens de satélite e os modelos de direção dos ventos mostram o movimento da poluição em direção a Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a meteorologista Marlene Leal, do Inmet, a frente fria que está na região Sul vai se deslocar para o Sudeste, criando condições de chuva que podem limpar a atmosfera.

O Inmet emitiu alerta nesta quinta-feira (17/9) para a baixa umidade do ar em boa parte do país. A situação é de perigo em todo o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, com bandeira laranja, além de boa parte de Minas Gerais.

Em São Paulo, a chegada de uma frente fria ao litoral também deve trazer fumaça das queimadas para o Estado nesta quinta (17/9) e sexta-feira (18/9), vinda em parte do Mato Grosso do Sul.

Segundo o Climatempo, pode haver até a incidência de chuva negra. Tudo depende da quantidade de fumaça que será transportada ao Estado. Esse mesmo fenômeno já ocorreu no dia 19 de agosto de 2019, quando o céu ficou completamente escuro durante o dia.

O aumento da fumaça vai favorecer também a interação deste material particulado com a luz do sol, podendo provocar tons alaranjados e avermelhados durante o pôr do sol em São Paulo. No final de semana, com o aumento das condições de chuva, esse efeito será menos perceptível.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou este ano 139.316 focos de queimadas, sendo 48.186 apenas em setembro. Mato Grosso e Pará, com mais de 7 mil focos cada neste mês.