Publicado em 13/10/2020 12h55

Exportações totais de grãos dos EUA diminuíram em 2019-20

Conselho chama dado de "visão holística"
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

As exportações totais de grãos para os Estados Unidos chegaram a quase 101 milhões de toneladas, equivalentes a 3,97 bilhões de bushels, na campanha de comercialização de 2019-20, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e análise dos EUA Grains Council (USGC) lançado em 8 de outubro. Enquanto o total das exportações diminuiu 5% ano após ano, as exportações de grãos em todas as formas (GIAF) ainda representavam o quinto maior total anual já registrado. 

O USGC disse que o rastreamento das exportações do GIAF fornece uma "visão mais holística" dos grãos para rações produzidos pelos fazendeiros dos EUA e consumidos por clientes no exterior do que as vendas de apenas um produto de grãos. Para isso, o Conselho analisa as exportações em 10 setores de produtos, incluindo as exportações de grãos crus de milho, cevada e sorgo dos EUA, e produtos de valor agregado, incluindo etanol, grãos secos de destilaria com solúveis e outros coprodutos, bem como o equivalente de milho de produtos de carne exportados. 

“Não há outra maneira de enquadrar isso. O último ano foi extremamente difícil”, disse Ryan LeGrand, presidente e CEO do USGC. “Nossa safra de milho enfrentou sérios problemas durante o plantio, a estação de crescimento e a colheita, mas a resiliência e a abordagem voltada para o futuro do agricultor dos EUA permaneceram sempre presentes”, completa. 

“As exportações de grãos para ração começaram lentamente, mas a última metade do ano viu um rápido aumento nas vendas e embarques, proporcionando um bom final para o ano de comercialização de 2019-20. À medida que avançamos para 2020-21, o Conselho é encorajado pelo quase recorde de vendas que já está acontecendo no ano de marketing atual”, conclui.